LABIOS SECOS

labios secos
Compartilhe !

O INVERNO SEGUNDO OS LÁBIOS

 

Com a chegada do inverno e, consequentemente, das temperaturas mais baixas, a pele sofre mudanças. Porém, não só a pele tem seu aspecto alterado. Os lábios também sofrem com o frio e a baixa umidade dessa época do ano. Lábios ressecados, com rachaduras tornam-se comuns e além do desconforto, comprometem o visual.

Os lábios são uma região extremamente delicada de pele fina que consistem de duas pregas musculomembranosas que são móveis e que delimitam a boca e são cobertos por mucosa.

Os labios podem dizer muito sobre a sua saúde.

 

RESSECAMENTO DOS LÁBIOS

 

labios ressecados

 

Os lábios não possuem glândulas sebáceas como as outras partes da pele, assim, podem secar e rachar mais facilmente. O ressecamento dos lábios leva desde um repuxamento da pele, irritação, descamação, rachaduras e até dor local.

Existem muitas causas para o seu ressecamento, desde mudanças da temperatura, climas secos, hábito de fumar, exposição ao sol e poluição ambiental e até doenças que apresentam como consequências os lábios ressecados.

Vamos conhecer agora 7 causas de ressecamento dos lábios.

 

7 CAUSAS DE RESSECAMENTO DOS LÁBIOS

 

1 – Dermatite de Contato:

A dermatite de contato caracteriza – se  por alergias envolvendo a região labial. Essa alergia pode ser de componentes do creme dental e de outros produtos dentários ou até mesmo alergia pelo uso de alguns tipos de batons.

Músicos que tocam instrumentos de metais podem apresentar alergia a níquel e ter os lábios rachados também.

 

2 – Uso de Medicamentos:

Pessoas em tratamento de acne com roacutan apresentam uma maior sensibilidade nos lábios que racham com frequência e ficam muito secos e descamando. O mesmo acontece com pessoas em uso de quimioterápicos para tratamento de alguns tipos de câncer.

O uso de lítio (medicamento usado no tratamento da depressão) também pode levar a lábios secos.

 

3 – Alterações Climáticas:

Como já dito antes, alterações climáticas, como o frio, baixa umidade e ventos, favorecem o ressecamento dos lábios levando a rachaduras. Assim como exposição ao sol e a poluição ambiental.

 

labios ressecados

 

4 – Hábitos:

Muito comum as pessoas, geralmente crianças, terem o hábito de lamber os lábios, mantendo-os sempre úmidos com a saliva e expondo os lábios aos germes da boca. Hábito de fumar , também leva a um lábio ressecado.

 

5 – Desordens Nutricionais:

A falta de vitaminas no nosso corpo, principalmente a vitamina B2, mas também falta de vitamina A e C levam a um ressecamento dos lábios. Alguns tipos de anemias também podem causar essas alterações.

 

6 – Colagenoses:

Algumas doenças reumatológicas cursam com ressecamento e rachaduras labiais, sendo isso um sinal clínico da doença.

 

7 – Doenças dos Lábios:

A queilite actínica é uma doença localizada nos lábios originada da exposição excessiva a raiação solar que leva a alterações de ressecamento, escurecimento e até úlceras nos lábios podendo desenvolver um câncer labial.

 

PREVENÇÃO COMO TRATAMENTO PARA LABIOS SECOS

 

Em todos esses casos citados acima, a prevenção é a melhor alternativa para não sofrer com o problema. Também não se deve puxar as “pelinhas” que aparecem com a descamação dos lábios, pois isso pode levar a um processo de inflamação, inchaço, dor, vermelhidão e até contribuir para o aparecimento de uma infecção, como o herpes.

A hidratação dos lábios é fundamental para a prevenção, tratamento e controle dos lábios secos. A hidratação vai desde uma dieta adequada, com o consumo de água, frutas e verduras, até o uso frequente de hidratantes labiais que tenham, de preferência, protetor solar em sua composição, no mínimo fator 30, já que a exposição solar além de levar a um ressecamento do lábio, pode também agravar um ressecamento já existente.

A saúde dos lábios é uma preocupação real e há muitos batons com hidratantes em sua composição, como manteiga de carité, vitamina E e óleo de amêndoa que devem ser usados diariamente e várias vezes ao dia.

Se a pessoa já tem uma tendência ao ressecamento labial, recomenda-se o uso de batons de tons mais claros, pois os escuros possuem muito metais pesados em sua composição, o que pode contribuir para o ressecamento.

No caso dos homens, um batom incolor deve ser usado diariamente.

 

CUIDADOS PARA PREVENIR OS LÁBIOS SECOS

 

  1. Não passar a língua nos lábios para umidificar ou atenuar a sensação de frio.
  2. Aplicar um batom hidratante antes de passar o batom com cor ou gloss.
  3. Evitar batons com fixação de 24 horas, pois os compostos usados para a fixação da cor deixam os lábios mais secos.
  4. Beber ao menos 2 litros de água por dia.

 

Hidratar os lábios deve estar no ritual de cuidados com a pele, assim como passar protetor solar. É importante ter sempre um hidratante labial sempre ao alcance das mãos.

 

 

Posted on 30 de maio de 2017 in Cosmiatria, Curiosidades

Share the Story

About the Author

Leave a reply

Back to Top