SÍNDROME DAS UNHAS FRACAS

Síndrome das Unhas Fracas

Unhas Fracas

Uma das queixas mais comuns no consultório médico são sobre as unhas. Relatam que as unhas estão descamando, onduladas, partidas, fracas, quebradiças… Além disso, reclamam que as unhas não crescem. Ou seja, “eu tenho unhas fracas”.

E a sua unha ? Cresce pouco ? Está fraca ?

As unhas são estruturas compostas por queratina, contém aproximadamente 10% de água e são pobres em lipídios (gorduras). Tem um crescimento de aproximadamente 0,05 mm a 0,1 mm por dia o que depende de vários fatores. Com isso leva de 4 a 6 meses para completar seu desenvolvimento.

A Unidade Ungueal (unha) é formada pela cutícula (camada córnea da dobra ungueal proximal), matriz (que contem as células que sofrem divisão celular o que faz a unha crescer), lúnula (parte da matriz que torna-se visível como uma meia-lua de cor clara e opaca na unha), leito ungueal e hiponíquio.

Anormalidades nas unhas podem nos dar muitas pistas, sejam elas sutis ou óbvias, para problemas médicos comuns ou até graves doenças sistêmicas. As alterações ungueais são múltiplas, podendo ser congênitas/hereditárias ou adquiridas. Podem ser causadas por alterações locais, doenças da pele (por exemplo, psoríase), neoplasias (por exemplo, melanoma da unha), infecções (por exemplo, fungos nas unhas) ou manifestações de doenças sistêmicas (por exemplo, lúpus eritematoso).

As alterações nas unhas variam quanto a coloração, à espessura, ao seu desenvolvimento, tamanho, formato da unha, consistência, curvatura ou aspecto da superfície da unha.

Mas… O que é a Síndrome das Unhas Fracas ?

A Síndrome da Unha Fraca é diferente de somente Unha Fraca. Esta Sindrome é considerado uma doença específica da unha enquanto a unha fraca é uma condição que pode acontecer em várias doenças.

Na Síndrome das Unhas Fracas ocorre uma alteração inespecífica que causa a diminuição da resistência da unha. Geralmente não é encontrada causa aparente para a Síndrome das Unhas Fracas.  É considerado um quadro muito comum e afeta, mais ou menos, 20% da população, sendo mais frequente nas mulheres.

Para o seu diagnóstico devemos interrogar sobre os hábitos dos pacientes (traumas ou desidratação excessiva), além da pesquisa de anemias, problemas na tireóide, policitemia vera e uma variedade de outras doenças que podem ocasionar o quadro.

Para a maioria dos pacientes com Síndrome das Unhas Fracas o incômodo é principalmente estético, mas muitos também se queixam de dores, além de dificuldades nas atividades cotidianas e do trabalho.

2

Como posso ter Unha Fraca ?

Exposição a agentes químicos (solventes, ácidos, sais, etc.) alguns cosméticos (formaldeído, presentes em alguns esmaltes) e traumas repetitivos (como digitação) podem interferir na adesão da unha e iniciar a Síndrome das Unhas Fracas. Além disso, estes fatores atuam de maneira cumulativa levando ao aumento das alterações ungueais com a exposição ao longo do tempo.

O desenvolvimento da unha também pode estar comprometido por alterações primordiais em sua formação.

Qualquer fator intrínseco do organismo ou alguma doença que impeça corretamente a formação das unhas pode desencadear a Síndrome das Unhas Fracas. A intoxicação por arsênico reduz o crescimento ungueal, podendo originar a Síndrome. Outras alterações como problemas na tireóide, anemias, diabetes, gravidez, anorexia reduzem a oxigenação das unhas ou a sua queratinização, devendo, por isso, serrem investigadas em pacientes com unhas fracas.

Uma causa frequente e negligenciada é o uso abusivo de removedores de esmalte, como a acetona, que ocasionam secagem excessiva das unhas levando a Síndrome das Unhas Fracas.

Outro fato a salientar é que as unhas dos idosos têm ainda menos lipídios que de pessoas mais novas o que leva a maior suscetibilidade para unhas fracas.

Como é feito o diagnóstico da Síndrome das Unhas Fracas

Doenças que levam a Unhas Fracas

1

Quando avaliamos um paciente com queixa de unhas fracas devemos também levar em consideração a presença de doenças na pele ou outros problemas nas unhas. Várias doenças de pele podem ocasionar alterações nas unhas como psoríase, liquen plano, eczemas e outras dermatoses. A presença de fungo na unha (onicomicose) ou o hábito de roer unha (onicofagia) também levam a alterações nas unhas.

Na psoríase, até 50% dos pacientes têm doença ungueal, sendo a maioria dos dedos acometidos, o que também é comum na Síndrome das Unhas Fracas. Já no liquen plano, as unhas são afetadas em 10% dos casos, podendo ser essa a única manifestação da doença.

Nessas duas doenças o diagnóstico se faz através da biopsia da unha. Em algumas dermatoses, pode ocorrer à queda da unha, o que é raro acontecer na Síndrome das Unhas Fracas. A onicomicose (fungo na unha) deve ser afastada pela pesquisa do agente por meio do exame micológico direto e cultura da unha.

Existe algum exame para diagnosticar a Síndrome das Unhas Fracas ?

Geralmente quando estamos diante de um quadro de unhas fracas é muito comum pedirmos exames de sangue para saber se há alguma alteração sistêmica que esteja levando ao quadro. Por exemplo: anemias, falta de vitaminas, problemas na tireóide, etc, como mencionado acima.

Se há suspeita de fungo, devemos solicitar que a paciente faça no laboratório o micológico direto e a cultura da unha.

A tendência atual é de que a terminologia Síndrome das Unhas Fracas seja reservada aos casos em que não há outras causas evidentes para as alterações ungueais.

Como tratar a Síndrome das Unhas Fracas

Seu tratamento não é específico, exceto em casos em que uma doença primária é descoberta, mas o uso de biotina por períodos prolongados parece exercer efeito favorável na evolução do quadro.

Traumas e uso de substâncias irritativas devem ser evitados, devendo as unhas serem mantidas aparadas. Em pacientes que trabalham em ambientes úmidos, o uso de luvas é fundamental.

Em todas as formas de Síndrome das Unhas Fracas, a aplicação de emolientes nas unhas é válida. Agentes fortalecedores das unhas podem ser úteis. Deve-se evitar esmaltes usados de maneira contínua, sem descanso para as unhas.

O ideal é retirar o esmalte das unhas 3 dias antes de passá-lo novamente. Vitaminas orais que contenham biotinas são essenciais no tratamento devendo serem usadas entre 6 e 12 meses.

As unhas fracas são bem mais do que um incômodo exclusivamente estético. Considerando-se que as unhas devem tocar quase tudo que é apreendido pelas mãos, sua fragilidade e pouca consistência podem representar grande desconforto e incapacidade para o paciente.

Posted on 24 de outubro de 2015 in Pele, cabelos e unhas