DOENÇAS EM DERMATOLOGIA: 10 MAIS COMUNS

doença em dermatologia

CONHEÇA AS 10 DOENÇAS MAIS COMUNS NOS CONSULTÓRIOS DE DERMATOLOGIA

Doenças em Dermatologia

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Toda a superfície da sua pele mede de 1,5 a 2 metros quadrados.

Para você ter uma ideia, ela representa 16% do peso do corpo humano. Isto é, se você tem 70 kg, sua pele é responsável por cerca de 12 kg do seu peso. Bastante, não é mesmo ?

Devido a esses fatores é muito comum termos alguma doença em nossa pele no decorrer de nossa vida.

As doenças em dermatologia são muito frequentes.As estatísticas mostram que 78% dos brasileiros possuem algum tipo de doença de pele.

Vamos conhecer as 10 doenças de pele mais comuns no consultório médico.

#1 – ACNE

A acne é uma das doenças de pele mais frequente que existe. Atinge cerca de 11 milhões de pessoas no Brasil.

Apesar de ser uma doença característica de adolescentes (90% dos adolescentes têm acne), pode aparecer em todas as idades inclusive em recém-nascidos e crianças.

A acne acomete áreas de maior concentração de glândulas sebáceas (face, tórax e parte superior das costas). A pele da face é a área que possui a maior concentração de glândulas sebáceas (900 glândulas sebáceas/cm²), por isso é o local mais frequentemente acometido.

#2 – MICOSES SUPERFICIAIS

micose

As micoses superficiais são infecções fúngicas causadas por fungos que requerem queratina para o seu crescimento e, por esse motivo, não acometem a mucosas e causam infecções na pele, nos cabelos, nos pêlos e nas unhas.

Podem aparecer em qualquer pessoa e em todas as idades. Os fungos podem ser adquiridos pelo contato direto com pessoas infectadas, animais ou solo; ou por contato indireto, por meio de roupas, escovas de cabelo, etc.

As mais comuns que atendemos no consultório são:

• Ptiríase Versicolor (fungo no corpo)
  • Tinha Pedis (fungo nos pés)
  • Onicomicose (fungo na unha)

#3 – TRANSTORNOS DA PIGMENTAÇÃO

Aqui entram muitos tipos de manchas escuras e sempre a busca pela melhora dessas manchas. São manchas que incomodam e que levam a baixa estima do paciente.

Uma das manchas mais comuns são os lentigos solares, também chamados de melanose solar ou manchas senis. Em geral, são causados por exposição solar aguda ou crônica (com o passar dos anos) e que surgem em áreas expostas ao sol como, face, dorso das mãos, braço e colo.

Outras manchas que também são queixas frequentes no consultório são as efélides (as famosas sardas) e o melasma que é uma mancha que ocorre na face, quase sempre em mulheres, geralmente com mais de 25 anos de idade e após gravidez ou uso de hormônios. Mas também pode ocorrer um mulheres jovens que nunca ficaram grávidas ou usaram anticoncepcionais e também em homens. Não tem uma causa definida, quer dizer, não se sabe porque aparece e possui um tratamento difícil.

Para todas essas manchas existem um tratamento específico.

#4 – CERATOSE ACTINICA

A ceratose actínica ou queratose actínica são lesões pré-cancerosas, isto é, podem se transformarem em câncer de pele. Ocorre em áreas do corpo cronicamente expostas ao sol.

Aparecem como lesões em placas ou pápulas avermelhadas com descamação aderente e seca, localizadas principalmente na face, braço e no dorso das mãos. As lesões podem ser únicas ou múltiplas e geralmente são assintomáticas.

Pacientes idosos com história de exposição solar contínua e pele e olhos claros apresentam maior risco de desenvolvimento dessas ceratoses.

Existem diversas formas de tratamento. Mais comum utilizar eletrocoagulação, aplicação de nitrogênio líquido e cauterização química com ácidos.

#5 – DERMATITES DE CONTATO

A dermatite de contato é uma doença de pele inflamatória, pruriginosa (com coceira), causada por agentes externos em contato com a pele.

A dermatite de contato pode ser irritativa ou alérgica.

A dermatite de contato irritativa é a mais comum e é causada por substâncias ácidas ou alcalinas, como sabonetes, detergentes, solventes ou outras substâncias químicas. Pode aparecer na primeira vez em que entramos em contato com o agente causador e é uma forma que ocorre em um grande número de pessoas. As lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato.

A dermatite alérgica aparece após repetidas exposições a um produto ou substância. Ela depende de ações do sistema de defesa do organismo, e por esse motivo pode demorar meses a anos para ocorrer, após o contato inicial. Essa forma de dermatite de contato ocorre, em geral, pelo contato como produtos de uso diário e frequente, como perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha, medicamentos de uso tópico, entre outros. As lesões da pele acometem o local de contato, podendo atingir outros à distância.

#6 – DERMATITE SEBORREICA

A dermatite seborreica se caracteriza por eritema (vermelhidão) e descamação nas regiões de maior atividade das glândulas sebáceas, como a porção central da face, couro cabeludo,  tórax e dobras cutâneas (região das axilas e inguinais). A caspa do couro cabeludo é uma forma leve de dermatite seborreica.

Pode ocorrer nos primeiros meses de vida, no adolescente ou na vida adulta. É uma dermatite crônica, isto é, não tem cura. Porém tem controle com o tratamento apropriado. Em épocas de inverno ela pode piorar devido aos banhos quentes, como também em baixa imunidade e situações de stress.

#7 – VERRUGAS VIRAIS

verrugas

As Verrugas, surgem a partir de uma infecção viral. Muito comum em crianças, mas também em adultos, podem surgir em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns em locais de traumatismo como joelho, mãos, dedos e cotovelos.

Podem ser de diversos tipos. Geralmente não há sintomas, mas dependendo da localização podem ser dolorosas.

Podem ser tratadas através da cauterização química, nitrogênio líquido ou eletrocauterização.

#8 – NEVOS MELANOCITICOS

Os nevos melanocíticos, popularmente conhecidos como pintas, são formações normais no corpo humano.

Eles podem ser planos ou elevados, grandes ou pequenos, congênitos (quando presentes ao nascimento) ou adquiridos. Podem ter pêlos e sua coloração pode ser várias (cor da pele ao negro).

A maioria dos adultos possui entre 10 a 40 pintas na pele, mas existem casos menos comuns de pessoas que têm mais de 100 nevos.

Em geral, toda pinta apresenta a possibilidade de transformação em câncer de pele. Felizmente, tal transformação ocorre apenas numa minoria das pintas.  A retirada das pintas podem ser feitas na suspeita de que essa pinta pode se transformar em câncer ou podem ser retiradas por motivos estéticos.

#9 – DERMATITES

eczema

As dermatites englobam uma ampla variedade de doenças da pele ocasionadas por diversas etiologias, porém possuem lesões e quadro clínico semelhante. São caracterizadas por coceira, eritema (vermelhidão) e formação de bolhas quando agudas; e quando crônicas, possuem também descamação, fissuras e xerose (secura) da pele. As mais comuns são:

• Eczema: é uma dermatite inflamatória, com prurido (coceira) que ocorre sob a forma de placas eritematosas (avermelhdas) com formato de moeda compostas por pequenas pápulas (bolinhas) e vesículas agrupadas. Muito comum em pernas de homens idosos durante os meses de inverno e também em indivíduos atópicos. Sua causa é desconhecida e o prurido é frequentemente intenso.

• Desidrose: é um tipo especial de dermatite que atinge mãos e pés. Caracteriza-se por início súbito de muitas vesículas claras e profundas, que coçam e posteriormente se rompem e causam descamação e fissuras. Podem ocorrer só nas mãos ou só nos pés ou em ambos. É recorrente ou crônica.

• Pitiríase Alba: é uma dermatite que deixa áreas de esbranquiçadas com descamação no corpo. Podem coçar e geralmente observam-se xerose (secura). Muito comum em crianças durante o verão e atinge especialmente a face. Quando presente em jovens e adultos geralmente aparece em braços e tronco.

#10 – PSORIASE

Psoríase é uma dermatite crônica, quer dizer, não tem cura. Porém, ela tem controle. Possui períodos de piora e melhora.

As lesões da psoríase são lesões eritemato-descamativas e apresentam 3 características: descamação, espessamento e inflamação (vermelhidão).

Podem aparecer no corpo todo, mas são mais frequentes em áreas extensoras (cotovelo, joelho, etc). A causa da psoríase é desconhecida, mas sabe-se que a predisposição à doença é geneticamente determinada, isto é, há participação de um fator hereditário para a doença. Estudos populacionais mostram que 30% dos pacientes com psoríase tem algum familiar com a doença também.

Desta forma, acredita-se que a psoríase é uma doença herdada, mas fatores ambientais têm um papel importante para desencadear a doença.

Posted on 29 de março de 2016 in Doenças