CRIOLIPÓLISE

criolipólise

CRIOLIPÓLISE: DERRETENDO AS GORDURINHAS

A busca por tratamentos para eliminar aquelas gordurinhas localizadas e melhorar o contorno corporal é cada vez mais comum e procurado pelas mulheres e por muitos homens também.

A International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS) divulgou um relatório com números sobre cirurgia plásticas e procedimentos estéticos ao redor do mundo.

Ao todo foram 23 milhões de cirurgias plásticas em 2015. O Brasil ocupa posição de destaque no levantamento: o país foi o que mais realizou procedimentos cirúrgicos, ficando a frente dos EUA com 1.491.721 do total.

As cirurgias mais realizadas no Brasil foram a lipoaspiração e a colocação de próteses mamárias.
Entre os procedimentos estéticos o destaque é a aplicação da toxina botulínica. O volume é o segundo maior do mundo, com 308.185 procedimentos realizados.

Veja outras informações de destaques do relatório divulgado pela ISAPS:

gordura localizada

– Mais de 23 milhões de cirurgias plásticas foram realizadas. Os cinco países que mais registraram procedimentos são os EUA, o Brasil, o México, a Alemanha e a Espanha.

– O procedimento mais popular do mundo é a aplicação de toxina botulínica.

– As mulheres representam 87,2% das pessoas que fizeram cirurgia plástica e procedimentos estéticos, num total de mais de 20 milhões.

– Os homens representam 12,8% do total de pacientes de cirurgia plástica e procedimentos estéticos, num total de mais de três milhões.

PROCEDIMENTO EFICAZ E NÃO INVASIVO

Atualmente o procedimento mais eficaz para a gordura localizada é a lipoaspiração. Porém, por ser um procedimento invasivo apresenta riscos. Devido a isso, nos últimos anos vem sendo desenvolvidas várias tecnologias não invasivas para o tratamento da gordura e contorno corporal.

Dentre estes métodos a Criolipólise vem se destacando cada vez mais, por ser uma opção eficaz e não invasiva, que usa a exposição controlada ao frio para a redução gradual da gordura subcutânea. Há destruição seletiva dos adipócitos (células da gordura) sem danos a outros tecidos.

Há indícios de que o tecido adiposo (gordura corporal) é mais sensível à lesão causada pelo frio. Com isso, a Criolipólise tenta utilizar o resfriamento controlado da gordura para causar uma inflamação localizada no tecido adiposo e, com isso, a redução da gordura.

Ao controlar e modular a exposição ao frio é possível danificar somente as células de gordura sem causar danos a pele. Isso resultaria em um tratamento eficaz, localizado, e não invasivo para o excesso de tecido adiposo.

INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES

gordura

A Criolipólise, descrita pela primeira vez em 2008, foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) para redução localizada de gordura em 2010. Desde então vários estudos têm demonstrado segurança e eficácia deste método. A porcentagem de redução da gordura localizada nestes estudos ficou entre 22 a 25,5% em 4 a 6 meses após a Criolipólise.

Quem pode fazer Criolipólise ?

A redução da camada de gordura pela Criolipólise não se aproxima da diminuição provocada pela lipoaspiração. Por isso, não é um tratamento para a obesidade e pacientes com flacidez significativa de pele não obtêm benefícios.

Ela é mais adequada para os pacientes de peso normal, com gorduras localizadas em: abdômen, cintura, culotes, interno de coxa e costas.

Quem não pode fazer Criolipólise ?

O procedimento não pode ser realizado em pacientes submetidos a lipoaspiração ou a outros procedimentos cirúrgicos, no local a ser tratado nos últimos 6 meses.

Pacientes com algumas doenças também não podem realizar a criolipólise:

• – crioglobulinemia
  • – hemoglobinúria paroxística ao frio,
  • – urticária ao frio,
  • – doença de Raynaud,
  • – doenças de pele, cicatrizes ou infecções na área de tratamento.

Grávidas também não podem realizar o procedimento.

Além disso, a presença de flacidez da pele é uma contraindicação relativa, pois o resultado não é bom.

O PROCEDIMENTO PARA QUEIMAR AS GORDURINHAS

A Criolipólise é um procedimento feito no consultório médico e não exige nenhuma prevenção para dor ou anestesia. Os pacientes podem retornar as atividades normais logo após o procedimento.

Assim que identificada a área que queremos tratar, uma manta anticongelante é aplicada a superfície da pele antes da colocação do aplicador do aparelho da Criolipólise, para assegurar um contato térmico consistente, além de conferir proteção à pele.

O tecido adiposo é “puxado” através de um vácuo para dentro do aplicador, em forma de taça, que em contato com a superfície da pele resfriam ou extraem o calor. Coloca-se uma taxa necessária de energia definida até uma temperatura definida, por um período predeterminado, individualizada para cada paciente.

A duração do ciclo pode ser até 60 minutos, o que depende da área tratada e do perfil do paciente.

O sistema finaliza automaticamente a exposição ao frio e o aplicador é retirado. Após a retirada do aplicador, é feita uma massagem manual na área, de pelo menos dois minutos.

EFEITOS ADVERSOS

Por ser um método seguro, não temos relatos de efeitos adversos graves ou complicações.

Uma diminuição transitória na percepção sensitiva no local do tratamento é vista em dois terços dos pacientes após o tratamento e pode persistir por até 8 semanas.

Alguns efeitos adversos são comuns ao tratamento como:

• vermelhidão,
  • inchaço,
  • hematoma,
  • dor leve.

Esses efeitos são temporários. Não há relatos de vermelhidão persistente, bolhas, necrose de pele ou manchas.

Mas claro, mesmo sendo um procedimento seguro com pouco riscos, para que isso seja mantido é prudente a realização deste procedimento por profissionais habilitados e com aparelhos seguros e aprovados para uso.

A Criolipólise é um processo de destruição das gordurinhas localizadas por congelamento, seletivo e não invasivo. Por isso, está cada vez mais frequente o seu uso e muito procurado por todos aqueles que querem um corpo bonito e modulado sem passar pelos riscos que as cirurgias oferecem.

Posted on 23 de setembro de 2016 in Cosmiatria