A IDADE E A PELE

a idade e a pele
Compartilhe !

TRATAMENTO DA PELE CONFORME A IDADE

 

A partir do momento em que nascemos, nossa pele vai passar por uma série de alterações e mudanças em suas características. A pele macia e suave de bebê vai perdendo espaço e as modificações vão ocorrendo.

A pele, como qualquer outro órgão, sofre alterações com o tempo, porém é nela que esse processo se mostra mais evidente.

As principais mudanças na aparência cutânea relacionadas com a idade incluem ressecamento (aspereza), enrugamento (as famosas rugas), perda da elasticidade (flacidez), alteração da pigmentação (manchas) e uma variedade de lesões benignas.

Em todas as fases de nossas vidas devemos ter atenção especial com a nossa pele.

Que todos nós devemos ter cuidados com a pele a grande maioria já sabe. Mas o que fazer em cada fase da vida? O que é bom usar? O que podemos usar?

De uma maneira geral, vamos conhecer agora o que é recomendado em cada etapa de nossas vidas. Assim já saberemos por onde começar.

Se quiser receber mais informações sobre este assuntoCLIQUE AQUI 

e faça a sua inscrição.

IDADE: 6 MESES – 10 ANOS

 

Aqui o recomendado é a proteção solar. A partir dos 6 meses de idade já é necessário a prevenção dos raios solares com protetor solar específico e também com vestuário adequado.

Nos cuidados com seus filhos, capriche no uso de chapéus, bonés e camisetas, em particular peças de roupas que possuem fator de proteção contra raios ultravioletas (radiação solar).

Os filtros solares devem conter proteção contra raios UVB (medido pelo FPS) e também contra raios UVA (medidos pele PPD) e devem ser específicos para crianças. Quanto mais se proteger e mais cedo começar, melhor.

 

a idade e a pele

 

IDADE: 10 ANOS – 20 ANOS

 

Aqui o fator proteção solar continua muito em alta. A ação do sol é cumulativa e as manchas, cânceres e outras lesões de pele aparecem após os 30 anos de idade dependendo da quantidade de exposição solar que você teve nesta etapa da vida. É fato que 80% da radiação solar acumulada durante a vida ocorrem nos primeiros 18 anos de idade.

Além de manter todo o cuidado de antes contra os raios solares, a pele pode precisar de outros cuidados. A partir dos 15 anos já devemos ter os cuidados básicos com a pele que vão seguir com a gente por toda a vida: Limpeza, Hidratação, Tonificação e Fotoproteção.

Alguns adolescentes, na verdade 85% deles, vão começar a ter acne e/ou a pele vai ficar oleosa. Com isso é acrescentado no tratamento além de protetores solares específicos para peles oleosas, limpeza, esfoliantes e tonificantes, medidas para o combate de acne e oleosidade. Para alguns com casos de acne mais severa, um tratamento adequado deverá ser realizado.

 

IDADE: 20 – 35 ANOS

 

Nesta fase aumenta a perda de água pela pele, alterando o nível de hidratação. A pele começa a perder elastina e colágeno, tornando-se menos firme e resistente. Podem aparecer manchas e as primeiras rugas.  A prevenção do surgimento desses transtornos, com cuidados específicos para a pele, deve ter início a partir dos 25 a 30 anos.

As etapas de limpeza, tonificação e hidratação se tornam ainda mais importantes. A hidratação facial deve se estender à área do colo e pescoço.

A partir dos 25 anos, produtos especiais para a área dos olhos e renovadores celulares podem começar a serem usados. A vitamina C nesta idade passa a ser fundamental, assim como, o ácido hialurônico tópico.

A partir dos 30 anos a reposição oral com produtos a base de colágeno hidrolisado e vitamina C já podem ser usados.  O uso diário de protetor solar não deve nunca ser esquecido. Uma vez por semana, podem ser usados esfoliantes e máscaras para uma hidratação mais profunda.

Dependendo do tipo da pele e de suas alterações, uma vez por mês recomenda-se fazer uma limpeza de pele com um profissional.

 

IDADE: 35 – 45 ANOS

 

a idade e a pele 1A pele, geralmente, se torna um pouco mais seca e sensível. Porém alguns ainda continuam a ter uma pele oleosa.  Acontece uma perda progressiva da elasticidade, revelando os primeiros sinais da ação da gravidade. Linhas suaves (rugas finas) vão se instalando na área dos olhos.

Podem aparecer manchas no rosto em consequência do excesso de exposição solar. A prevenção e tratamento desses transtornos, com cuidados específicos para a pele, que teve início na fase anterior, após os 35 anos, torna-se necessário seja qual for o tipo de pele.

Produtos tópicos para a pele com vitaminas, antioxidantes e ácidos devem ser usados com o objetivo de promover a renovação e a nutrição da pele, aumentando sua elasticidade e firmeza. Clareadores e firmadores são essenciais para o cuidado diário da pele.

Uso de antioxidantes orais, as famosas “cápsulas da beleza” são altamente recomendadas e devem ser continuadas em todas as outras idades, assim como fotoproteção oral.

Procedimentos complementares como preenchimento com ácido hialurônico nos sulcos faciais, Toxina Botulínica (Botox) para as rugas e Lasers para manchas e estímulo de colágeno podem ser utilizados com excelentes resultados para a manutenção de uma pele jovem, saudável e bonita.

 

IDADE: 45 – 55 ANOS

 

A pele agora se torna mais fina, sensível e seca. A maioria das mulheres, nesta fase, estará na menopausa e ocorre uma queda hormonal que contribui para toda essa alteração.

A renovação celular diminui seu ritmo e ocorre uma significativa redução da secreção sebácea e a pele começa a ficar ressecada. O hidratante se torna um item obrigatório.

Para as mulheres, as flutuações hormonais da menopausa chegam acompanhadas de uma série de alterações como desidratação, pigmentação, sensibilidade e redução da elasticidade da pele. A flacidez acentua-se e os firmadores devem ser usados.

Para a limpeza, leites ou loções de limpeza são os mais indicados, visto que os sabonetes podem ressecar ainda mais a pele.

Hidratantes em cremes ou loções cremosas, que formam um filme oclusivo, impedindo a perda da água, são os veículos mais indicados. Deve-se dar preferência que além de hidratar, combatam a formação de radicais livres e promovam renovação celular. Protetores solares diários e reaplicados durante o dia e não esquecer o dorso das mãos.

Procedimentos complementares como peelings, Toxina Botulínica (Botox), preenchimento com ácido hialurônico, Lasers e lifting podem ser recomendados a fim de amenizar os efeitos do tempo sobre a pele do rosto.

 

IDADE: ACIMA DE 55 ANOS

 

a idade e a pele 3

 

Os procedimentos iniciados na etapa anterior são intensificados. Hidratantes e firmadores continuam a fazer parte da rotina diária de cuidados com a pele.

Antioxidantes, Vitamina C, retinóicos são essenciais nesta fase também.

A pele torna-se mais seca, por isso deve-se optar por um hidratante com textura em creme para intensificar a hidratação.

A limpeza e tonificação também continuam a fazer parte da rotina e os procedimentos complementares como peelings, Toxina Botulínica (Botox), preenchimento com ácido hialurônico, Lasers e lifting também continuam a ser recomendados.

Se quiser receber mais informações sobre este assuntoCLIQUE AQUI 

e faça a sua inscrição.

 

 

 

Posted on 11 de março de 2016 in Cosmiatria

Share the Story

About the Author

Leave a reply

Back to Top