CONHEÇA OS TRATAMENTOS PARA A CELULITE
As irregularidades do tecido adiposo, isto é, a celulite, é o pavor das mulheres modernas. Em diferentes estágios, ela está presente em praticamente todo o universo do proclamado sexo frágil, sendo bastante rara em homens.
É o grande vilão da beleza feminina acometendo cerca de 90% das mulheres. Cada vez aparece mais cedo, atingindo mesmo jovens e adolescentes e não respeitando até as mulheres magras.
Devido a celulite ser considerada uma alteração com significativo impacto estético e psicológico, existe inúmeras técnicas para tentar resolver o problema da celulite.
A celulite é um problema crônico, e, portanto com o tratamento temos melhora do quadro, porém raramente obtém cura. O tratamento se faz a longo prazo e de forma contínua.
Geralmente, a associação de tratamentos e métodos, como os mecânicos e cosméticos, aliados a uma dieta alimentar balanceada e exercícios físicos regulares, tendem a levar a uma melhora significativa da celulite.
9 PASSOS PARA O TRATAMENTO DA CELULITE
1 – DIETA
Nenhuma dieta influi diretamente na reversão da celulite, porém podem melhorar o tecido. A dieta balanceada e equilibrada diminui a quantidade de gordura que é armazenada no tecido adiposo.
Muito importante também é a ingestão de fibras como: maça, pera, leguminosas, folhas, cereais integrais, etc.
Evitar refrigerantes e beber muita água (2 litros por dia pelo menos).
2 – ATIVIDADE FÍSICA
É fundamental, pois além de consumir parte da gordura armazenada causa uma melhoria nos sistemas linfático e circulatório da pele e melhora o tônus muscular.
Além de consumir parte da gordura armazenada causa uma melhoria nos sistemas linfático e circulatório da pele. Tanto atividades aeróbicas quanto a musculação devem ser realizadas.
Apesar da celulite não poder ser eliminada nem efetivamente reduzida por dietas ou exercício, a sua resposta a outros tratamentos reconhecidos aumenta.
3 – MEIAS-ELÁSTICAS
O uso de meias-elásticas proporcionam um aumento do retorno venoso e ajudam a melhorar o sistema circulatório da pele, o que contribui para o tratamento. Porém deve ser usada somente nas pacientes com edema de tornozelo e pernas.
4 – MEDICAMENTOS ORAIS
As vitaminas, antioxidantes e outros micronutrientes destacando-se a vitamina C devem ser consumidos em uso de comprimidos ou pela dieta.
Os medicamentos fitoterápicos também são importantes durante o tratamento da celulite. Um exemplo seria o uso de Xantinas, Centelha asiática, Gingko Biloba, Arnica, Cáscara Sagrada, Cavalinha, etc.
5 – INTRADERMOTERAPIA
Técnica também conhecida como mesoterapia que associa a maioria das drogas e fitoterápicos usados por via oral a outros de uso apenas local. São realizadas injeções de enzimas nas regiões do corpo com maior incidência de gordura localizada e celulite.
Exemplo de substâncias: ácido hialurônico, silício orgânico, ácido glicólico, centelha asiática, etc.
É importante que as substâncias sejam ativas na forma injetada.
6 – CREMES
O uso dos mesmos grupos de fármacos usados na intradermoterapia, sob a forma de cremes ou géis, vem sendo largamente indicado, com o incentivo da indústria cosmética.
A liberação tópica de ativos nas regiões de interesse, utilizando formulações adequadas para levar as substâncias para o tecido busca atuar sobre os mecanismos metabólicos da lipólise.
Com custos muito variáveis, eles exigem disciplina nas aplicações, que, na maioria, devem ser de três vezes ao dia e durar aproximadamente 15 minutos.
A absorção de suas fórmulas pela pele não é comprovada, embora eles provoquem uma melhora na aparência da superfície da pele, no mínimo por torná-la mais hidratada.
7 – TRATAMENTO FISIOTERÁPICO
Entre as técnicas fisioterápicas, temos: drenagens linfáticas, pressoterapia, endermologia, carboxiterapia, estimulação russa, eletrolipoforese, laser, ultra-som, termoterapia, iontoforese, oxigenoterapia.
As drenagens linfáticas (tanto por aparelhos quanto manuais) podem ser úteis ao ajudar a drenar os líquidos que se acumulam nos membros inferiores. Um estudo de controle deste método, por três meses, através de imagens tridimensionais de ultrassom revelou melhora significativa e progressiva durante o tratamento, porém com retorno gradual das alterações, mostrando que o resultado não é permanente.
A Endermologia é a principal modalidade fisioterápica, através de aparelhos, utilizada nos dias atuais. Trata-se de mais um equipamento que massageia a pele com movimentos de sucção e rolamento, que promete ativar a circulação e corrigir as irregularidades da pele.
Outra técnica bastante popular é a do Ultra-som. As ondas ultra-sônicas possuem a capacidade de aquecer em profundidade os tecidos humanos. Associando-a com enzimas, acredita-se que haja eficácia no tratamento da celulite.
A Carboxiterapia consiste em injeções de gás carbônico no local de maior concentração dos furinhos com a finalidade de melhorar a vascularização dos tecidos. Um pouco dolorosa e com resultados poucos expressivos devendo ser realizada semanalmente.
8 – TRATAMENTO CIRÚRGICO
Lipoaspiração e lipoescultura são técnicas cirúrgicas, invasivas, que não tem por objetivo tratar a celulite, mas reduzir medidas auxiliando o tratamento.
Uma modalidade cirúrgica útil para o tratamento da celulite no mercado é o SubcisionR. Um método simples, efetivo e de baixo custo para tratar alterações deprimidas do relevo cutâneo de cicatrizes, rugas e celulite.
9 – BERMUDA ANTICELULITE
Considerado um tratamento inovador, uma nova tecnologia para o tratamento da celulite foi bastante divulgada na mídia anos atrás. Trata-se do uso de peças do vestuário impregnadas com materiais conhecidos como biocerâmicas e que recebeu o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Ministério da Saúde.
Com biocerâmica, um micro pó de sílica importado do Japão, incorporada ao tecido, a bermuda permite uma redução da celulite e, ainda, propicia benefícios como a diminuição de dores, relaxamento muscular, redução de gorduras e eliminação de edemas.
De acordo com os fabricantes, a biocerâmica absorve o calor produzido pelo corpo e emite infravermelho longo, o qual possui propriedades bio-estimulantes e terapêuticas capazes de ajudar no tratamento da celulite agindo no sistema circulatório e linfático.
Porém a sua eficácia, no tratamento da celulite, vem sendo muito questionada ainda.
Conforme o grau da celulite, podemos optar por um ou alguns dos diversos métodos de tratamento da celulite. Todos esses métodos são tentativas de melhorar o aspecto da pele e de agir nas várias etapas que causam a celulite.
Geralmente, o uso conjunto de métodos diferentes de tratamento, como os fisioterápicos e cosméticos, aliados a uma dieta alimentar balanceada e exercícios físicos regulares, tendem a proporcionar uma melhora significativa da celulite.
O mais difícil, porém, é a manutenção dos resultados após a interrupção do tratamento, em que é fundamental o máximo controle dos fatores desencadeantes e agravantes, o que é válido também para a prevenção da celulite.