TRATAMENTO COSMÉTICO PARA OS DIFERENTES TIPOS DE PELE
A grande procura por tratamentos personalizados e eficazes forçou as empresas a inovarem suas tecnologias para oferecer ao público uma ampla variedade de fórmulas compatíveis com as necessidades dos diferentes tipos de pele.
Com isso, temos muitos produtos bons no mercado, só precisamos conhecer nossa pele para acertarmos no produto.
Para uma pele sempre saudável existem 4 etapas básicas de tratamento que devem sempre ser seguidas independente da idade e tipo de pele:
- Limpeza
- Tonificação
- Hidratação
- Fotoproteção
Sabendo isso, vamos conhecer o tratamento mais adequado para cada tipo de pele.
PELE NORMAL:
Se a sua pele é normal, isto é, se existe um equilíbrio da pele, a limpeza diária deve ser feita sempre com um agente de limpeza suave que, na maioria das vezes, tem em sua fórmula o princípio ativo alfa bisabolol que possui ação calmante e anti-inflamatória.
Os tônicos para a pele normal devem conter baixas concentrações de álcool, além de ativos calmantes e adstringentes como extrato de hamamélis.
O hidratante deve ser suave e preferencialmente em loção. Geralmente contem água e óleos mineirais.
Os princípios ativos usados na pele normal são as ceramidas, as vitaminas e o PCA-NA.
As ceramidas têm importante papel na função de barreira da pele. As vitaminas mais utilizadas são a vitamina A, C e E que atuam na prevenção do envelhecimento da pele junto com os antioxidantes.
A vitamina A inibe pigmentação e o espessamento excessivo da pele e auxilia a manter a pele macia e hidratada.
A vitamina C favorece a síntese de colágeno que é responsável pela elasticidade e firmeza da pele e a vitamina E mantem a integridade da pele otimizando a capacidade da pele em reter água.
Já o PCA-NA é o principal componente do fator natural de hidratação da pele e auxilia na reposição da umidade natural da pele.
O filtro solar deve ser de preferência em creme.
PELE OLEOSA:
Se a pele é oleosa e com tendência a acne, para a limpeza são recomendados produtos contendo agentes tensoativo capazes de remover a oleosidade em excesso. Os agentes de limpeza possuem ingredientes com ação secativa e de controle da oleosidade como enxofre, extrato de arnica, etc.
Sabonetes contendo agentes antimicrobianos ou abrasivos também são indicados para determinados tipos de pele oleosa. No caso de pele oleosa com acne são usados sabonetes contendo ácido salicílico ou enxofre na sua maioria.
Para lavar o rosto, sempre usar água fria, pois a água quente pode ativar a produção das glândulas sebáceas e aumentar a oleosidade.
As loções tônicas devem ser aplicadas após a limpeza da pele para retirarem os resíduos e a oleosidade que não foram totalmente removidos com o sabonete. Os tônicos desenvolvidos especialmente para a pele oleosa contêm álcool e também podem ter mentol e ácido salicílico.
De um modo geral, os cremes hidratantes são contra indicados na pele oleosa. No entanto, a pele oleosa também necessita de hidratação. A diferença é que aqui se usa gel, gel-creme, loções aquosas livres de álcool ou emulsão fluida. Os princípios ativos ginkgo biloba são utilizados em produtos para pele oleosa.
Máscaras de limpeza e esfoliantes também são indicadas neste tipo de pele. A esfoliação deve ser realizada 2 a 3 vezes na semana.
O filtro solar mais adequado é o de formulações livres de óleo, como gel, gel em água ou toque seco.
PELE SECA:
Se a pele é seca a limpeza requer muito cuidado para não piorar a sua condição. Por isso, deve ser usado tensoativos suaves, comuns em leites ou loções de limpeza, que além de limpar a pele, têm a função de hidratá-la.
As loções de limpeza para pele seca apresentam composição bastante variada. A fórmula básica deve conter tensoativos não iônicos com ação detergente suave de origem vegetal e hipoalergênicos, que combinados com ceras e emolientes, formam um filme protetor sobre a pele.
Sabonetes convencionais devem ser evitados. Uma alternativa são os sabonetes emolientes de glicerina.
Os tônicos devem apresentar formulação isenta de álcool e conter ativos hidratantes como PCA-NA, glicerina, alantoína e hialuronato de sódio.
A hidratação deve ser feita com cremes que contenham PCA-NA, ácido hialurônico, vitamina C, uréia, lactato de amônio, alantoína, etc.
Óleos também podem ser usados como o de amêndoa doces, semente de uva, de macadâmia, de maracujá, incorporados aos cremes ou em óleos para banho.
O tratamento da pele seca também requer o uso de formulações antienvelhecimento, como os antioxidantes e os renovadores celulares.
Para a fotoproteção pode se optar pelas emulsões cremosas.
Uma esfoliação leve, com um agente abrasivo suave, uma vez por semana, otimiza a absorção dos hidratantes.
PELE MISTA OU COMBINADA:
Se sua pele é mista, isto é, oleosa na zona T (queixo, nariz e testa) e seca ou normal no retante da face, a limpeza deve ser feita com um sabonete líquido suave ou uma loção de limpeza, que deve ser usada 2 vezes ao dia.
Somente na zona T a limpeza deve ser complementada com um tônico com baixo teor alcoólico e com adstringentes suaves.
Os hidratantes mais indicados são os de textura suave e não comedogênico, além de um creme específico para a área dos olhos. Entre os princípios ativos em evidência estão as ceramidas, o ginkgo biloba e o ácido hialurônico.
Os fotoprotetores indicados devem ser livres de óleo ou gel em creme
A esfoliação pode ser feita 1x por semana.
PELE SENSÍVEL:
A pele sensível é caracterizada por reagir de forma excessiva aos estímulos internos e externos a que é submetida. Não é bem um tipo de pele, e sim uma condição da pele que ficou sensível devido ao uso de certas substâncias ou em certas circunstâncias.
A pele apresenta vermelhidão, sensação de coceira, ardor e ressecamento.
Os produtos para a pele sensível devem apresentar fórmulas sem álcool, pigmentos ou corantes, conter pouco ou nenhum perfume e tensoativos de catacterística adequada.
Antes de usar qualquer produto pela primeira vez é importante fazer o teste de sensibilidade, no qual se aplica o produto na parte interna do antebraço (próximo ao punho) por alguns dias, observando a ocorrência de alergias ou irritações no local.
Na limpeza da pele sensível, as loções ou leites de limpeza são os mais indicados. Os princípios ativos mais indicados são o extrato de camomila (descongestionante e purificante), o alfa bisabolol (componente do extrato de camomila) e a alantoína (amaciante, regenerador e cicatrizante).
Sabonetes líquidos ou em barra são contra indicados. É aconselhável usar sempre água fria na rotina de limpeza da pele.
Devem ser usados tônicos não alcoólicos, formulados especialmente para esse tipo de pele e com propriedades calmantes, como os que contêm extrato de camomila em sua formulação.
A pele sensível deve estar sempre bem hidratada para permanecer protegida. Dar preferências a produtos hipoalergênicos e sem fragrância. Extrato de sálvia, ginkgo biloba e o PCA-NA possuem boa aceitação.
Na fotoproteção deve evitar os filtros químicos, principalmente o PABA. O ideal seria optar por filtros físicos, somente.
Esfoliantes não podem ser usados.
Muito bom, não é mesmo ?
Todo tratamento de pele deve ser individualizado e sempre baseado no tipo da sua pele. É importante sempre seguir as etapas básicas de tratamento da pele antes de iniciar um tratamento avançado com uso de ácidos, clareadores, etc.
Agora, é só classificar sua pele e começar o seu tratamento para sempre ter uma pele bonita, saudável e jovem.