OS SEGREDOS DO PROTETOR SOLAR

Compartilhe !

PROTETOR SOLAR

O hábito de usar protetor solar diariamente já está bem estabelecido na sociedade bem como, suas funções e o benefício que o seu uso traz. Mas, segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) somente 32% da população brasileira usam protetor solar.

E você ? Usa protetor solar diariamente ? Conhece todos os tipos de protetores solares ? Sabe qual usar ?

 

A HISTORIA DO PROTETOR SOLAR

 

A primeira tentativa de se fazer algo para proteger contra o sol, veio em 1944, época da segunda guerra mundial em que foi feito um protetor a base de vaselina para proteger os soldados que ficavam horas sob o sol escaldante sem proteção e voltavam da guerra com queimaduras graves no rosto.

Após isso, surgiu a primeira marca de Protetor Solar que foi o Copertone em 1950, período também em que as pesquisas no campo de substâncias fotoprotetoras começaram de forma mais intensiva. Mas, somente nos últimos 30 anos é que os Protetores Solares ganharam em segurança e qualidade.

No Brasil, o primeiro Protetor Solar surgiu em 1984 e desde então já temos uma infinidade de tipos de Protetores Solares.

 

Mas…Qual Protetor Solar usar ?

O espectro da radiação solar é amplo e vai desdes os raios cósmicos, passando pelos raios ultra violetas até os raios infravermelhos. Dermatologicamente falando, os raios ultra violetas são os mais importantes.

 

Raios Ultra-Violeta

 

  • Raios Ultra-Violeta C (UVC): são os mais curtos e não atingem a superfície da terra em quantidade significativa, pois são filtrados na camada de ozônio;
  • Raios Ultra-Violeta B (UVB): ultrapassam a camada de ozônio e atingem a pele causando alterações diretas. Causam vermelhidão, depressão imunológica, pigmentação e câncer de pele;
  • Raios Ultra-Violeta A (UVA): penetram na pele causando alterações indiretas. Principal responsável pelo fotoenvelhecimento da pele. Não provoca usualmente vermelhidão na pele, mas levam a uma pigmentação imediata e por isso são utilizados em câmaras de bronzeamento. Também são responsáveis por câncer de pele.

blog protetor solar 4

Um Protetor Solar para ser adequado, tem que ter proteção contra raios UVB (indicado pelo FPS) e contra raios UVA (indicado pelo PPD). Todas as formulações de filtros solares são obrigados a exibirem em seus rótulos o Fator de Proteção Solar (FPS) e o Persistent Pigment Darkening (PPD).

Segundo o Food and Drug Administration (FDA) – órgão do governo dos EUA responsável pelo controle de alimentos, medicamentos e cosméticos – um FPS de 30 aplicado corretamente oferece 96,7% de proteção contra raios UVB. Acima disso o ganho de proteção é muito pequeno. Devido a issso, o Protetor Solar ideal é o que tenha no mínimo FPS 30 e PPD 1/3 do valor do FPS, ou seja, neste caso PPD de 10 no mínimo.

Na hora da escolha de um Protetor Solar, devemos levar em conta o veículo em que ele é formulado, bem como o tipo de pele. A escolha do veículo afeta tanto a eficácia do Protetor Solar, como a estética e consequente adesão ao uso do Protetor Solar.

 

Veículos dos Protetores Solares:

 

– Emulsão: são os mais empregados. Podem ser loções (menor viscosidade, mais fácil de espalhar) ou cremes (maior viscosidade). Permitem uma variedade de formulações.

– Óleos: são formulações simples, fáceis de espalhar, mas formam uma camada fina com diminuição do FPS. Cosmeticamente são pouco aceitos, pois sujam, são oleosos e são normalmente mais caros.

– Géis: cosmeticamente o gel é o veículo ideal, mas causa muitos problemas aos fabricantes. O géis baseados em água podem ser irritativos devido aos solubilizantes e surfactantes utilizados e são facilmente removidos com a transpiração. Os géis baseados em álcool têm limitações semelhantes e causam ardência nos olhos e rosto.

– Bastões: ideal para áreas pequenas como boca, olhos, orelha e cicatrizes. São encorpados com cera e vaselina.

– Aerossóis: bom para áreas com pelo e em couro cabeludo da pessoa calva (ou seja, dos carecas). São práticos, mas difíceis de aplicar uniformemente.

– Cosméticos: incorporados em batons, bases, hidratantes, em pó de maquiagem. Cada vez mais úteis para uso diário.

Levando em conta os veículos dos Protetores Solares, outras nomenclaturas (como oil free / toque seco / resistente a água) e também o tipo da sua pele a melhor escolha seria, de um modo bem generalizado:

  • pele seca: emulsão,
  • pele mista: oil free, gel em creme,
  • pele oleosa: gel, gel em água, toque seco,
  • áreas com pêlos: spray ou aerossóis.

 

E…Quanto Protetor Solar usar ?

 

2

O  Food and Drug Administration (FDA) recomenda uma dose de 0,5 a 1mg/cm³. Então, um adulto mediano necessita de mais ou menos 30g de Protetor Solar para cobrir toda a sua área corporal considerando que ele esteja de sunga. Se considerarmos que ele passará o Protetor Solar ao menos 2 vezes ao dia, então ele precisaria de 60g/dia ou seja 1 frasco de Protetor Solar (de 120g) a cada 2 dias. Para face, pescoço e dorso das mãos, o valor seria 3g por dose. Então, 6g por dia. O que daria 1 frasco de Protetor Solar (de 60g ) a cada 10 dias. De uma maneira geral use: uma colher de chá para rosto, cabeça e pescoço; duas colheres de chá para frente e costas; uma colher de chá para cada braço e duas colheres de chá para cada perna.

 

 

CURIOSIDADES SOBRE O PROTETOR SOLAR

 

O dano solar cutâneo é atribuído quase que exclusivamente à radiação ultravioleta a qual representa apenas 6,8% da radiação solar. Porém a radiação do tipo infravermelho representa 54,3% da radiação solar e tem despertado interesse da comunidade científica, devido à perceberem que esta luz leva a alterações histológicas na pele similares àquelas induzidas pela exposição crônica à radiação ultravioleta como o fotoenvelhecimento. Por isso já estão sendo testados e desenvolvidos protetores solares com a função de proteger contra luz infravermelha.

Protetor solar de dia e de noite ?

 

O uso frequente e por horas seguidas de dispositivos eletrônicos como IPAD, celular, computador, etc. libera um tipo de luz artificial que pode ser mais prejudicial do que a exposição solar ao meio dia por ser mais concentrada e com foco no face e chega a ser mais potente do que a iluminação do ambiente.

Como muita gente usa frequentemente esses aparelhos a noite, sem contar quem passa o dia todo trabalhando em frente de um deles, recomendamos protetor solar de dia e de noite. Essa luz também é responsável pelo envelhecimento precoce.

A maioria dos protetores solares não protegem bem da luz de gadgets e das lâmpadas. Para quem passa muito tempo em frente aos computadores o ideal é procurar um protetor solar que também bloqueie a luz artificial.

Orientações sobre os Protetores Solares

 

Importância do Protetor Solar:

 

 

– O sol é o principal causador de 90% dos cânceres de pele;

– O câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de cânceres;

– Mais de 100 mil casos novos são diagnosticados por ano no Brasil;

– Indivíduos que tem o hábito de exposição ao sol na infância, aos 21 anos já apresentam sinais de dano solar na pele;

– Aos 40 anos todos têm sinais de fotoenvelhecimento;

– Na infância passamos a maior parte do tempo ao ar livre, então aos 18 anos já recebemos de 50 a 80% da radiação solar de toda a vida

– O efeito lesivo da radiação solar na pele é cumulativo ano após ano.

 

Siga sempre as orientações abaixo para usar e abusar do Protetor Solar:

 

1

– Use Protetor Solar diariamente, inclusive nos dias nublados;

– FPS mínimo de 30;

– Utilize Protetores Solares com PPD, que deve ser 1/3 do FPS;

– Cuidado com Protetores Solares manipulados, pois possuem uma baixa estabilidade;

– Aplicar o Protetor Solar de 20 a 30 minutos antes da exposição solar para ser absorvido e poder proteger;

– Reaplicar o Protetor Solar a cada 2 horas;

– Os Protetores Solares não são recomendados antes dos 6 meses de vida;

– Lembrar que areia, cimento e neve refletem radiações solares;

– Existem Protetores Solares específicos para crianças;

– Usar chapéus, guarda sol, óculos de sol se a exposição é grande, como na praia;

– Fazer passeios e atividades ao ar livre até às 10 horas ou após 16 horas;

– Cuidados com altitudes: a cada 1000 pés acima do nível do mar há um aumento de 5% da radiação solar;

– Evite bronzeamento artificial. Prefira auto-bronzeantes.

 

Use Protetor Solar

 

Gosto muito de usar uma parte de um texto muito bonito e famoso narrado pela primeira vez por Pedro Bial e que foi exibido no programa Fantástico de 2003 como uma mensagem otimista para o futuro:

“Nunca deixem de usar o filtro solar.
Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro, seria esta use filtro solar.

…Cuidado com os conselhos que comprar, mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia. Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado
do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.
Mas, no filtro solar, acredite.”

Posted on 20 de outubro de 2015 in Pele, cabelos e unhas

Share the Story

About the Author

Leave a reply

Back to Top