REVOLUÇÃO GRISALHA: POR QUE PRESTAR ATENÇÃO NESTE TEMA
O processo de envelhecimento é um fenômeno dinâmico e contínuo que se expressa de forma variável e que afeta todas as pessoas.
A população mundial está envelhecendo a um ritmo cada vez mais rápido, e, segundo o Census Bureau dos Estados Unidos, no ano de 2050, 17% da população do planeta terão mais de 65 anos de idade.
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) a população mundial com mais de 60 anos vai triplicar nos próximos 40 anos. E, então haverá mais pessoas morrendo que nascendo no mundo. A pirâmide etária tende a se inverter e a população idosa deverá superar a de jovens.
Por isso não é exagero dizer que uma “Revolução Grisalha” já está a caminho e o envelhecer saudável será um desafio mundial.
Todos nós vamos envelhecer. Isso é um processo natural do organismo, faz parte da vida e não tem como evitar.
A pele, como qualquer outro órgão, sofre alterações com o tempo, ou seja, ela envelhece. E é justamente nela que esse processo se mostra mais evidente. Por isso, nenhum outro órgão do corpo tem o envelhecimento tão temido e sentido que o da pele.
Tipos de Envelhecimento:
Talvez você já saiba, mas é bom lembrar que existem dois tipos de envelhecimento:
Envelhecimento Intrínseco: também chamado de envelhecimento cronológico, depende da sua genética individual. É o envelhecimento verdadeiro, natural que aparece com o tempo. É inevitável e está fora do seu controle.
Envelhecimento Extrínseco: resulta da ação de agentes externos como: poluição, tabagismo, alimentação inadequada e exposição solar. Esses fatores podem ser controlados por você. De todos esses fatores, o mais importante é a exposição solar a qual chamamos de fotoenvelhecimento.
Durante o processo de envelhecimento da pele, ocorrem várias alterações como:
- Perda da elasticidade da pele;
- Músculos enfraquecem e ficam frouxos;
- Tecido subcutâneo dissolve-se e a flacidez fica evidente
- A pele perde o apoio;
- Aparecem as rugas e os sulcos cutâneos
- E a textura da pele se modifica tornando-se rugosa, áspera e ondulada.
Nesse processo todo, existe 3 importantes componentes estruturais da pele que sofrem diminuição contínua, que são a elastina, o colágeno e o ácido hialurônico. Interromper ou retardar esse processo de perda são um dos grandes objetivos para que nossa pele envelheça bem, saudável e lentamente.
Por isso, não é exagero dizer que os personagens da “Revolução Grisalha” serão a nova maioria que o mercado, principalmente o de cosmético irá priorizar, levando também, porque não dizer, a uma “Revolução Cosmética” em que a prioridade é a melhora da “pele grisalha”, ou seja, envelhecida.
Apesar de todo o progresso na área da saúde, beleza e indústria cosmética, não se consegue deter o inexorável processo biológico do envelhecimento. Porém durante essa busca constante, várias descobertas já ajudam as pessoas a aparentar uma idade menor que de fato têm.
As rugas são o terror da grande maioria das mulheres e, atualmente, de muitos homens também. Como vimos elas vão acontecer com o envelhecimento e é o que literalmente indica que começamos a fazer parte da grande população mundial incluída na “Revolução Grisalha”.
O passar dos anos, a sua genética, o stress do dia a dia, seus hábitos de vida, a radiação solar e a poluição levam ao enfraquecimento da barreira cutânea (epiderme) que perde a sua resistência. Com isso a pele fica seca e desidratada e ocorre enfraquecimento da derme levando a destruição da rede de colágeno, quebra da elastina e ataque dos radicais livres e então, as rugas aparecem.
PROTOCOLO ANTIENVELHECIMENTO
Depois de entendermos tudo isso, a boa notícia vem agora.
Você pode retardar todo este processo. Podemos usar de recursos para que ele seja o mais demorado possível. Ótimo, não é mesmo?!
O envelhecimento ocorre de uma forma individualizada, diferente em cada pessoa, por isso existe o que chamamos de protocolo antienvelhecimento que respeita a necessidade individual de cada pele e o estilo de vida do paciente. Esse protocolo combina várias substâncias com funções diferentes e com ação sinérgica.
A indústria da beleza oferece os cosméticos que deixam a pele mais bonita, porem não interferem ou modificam as alterações fisiológicas que ocorrem na pele durante o envelhecimento.
Há os cosmecêuticos que são produtos intermediários entre os cosméticos e os medicamentos que promovem alguma melhora mais ativa na pele.
E os medicamentos que são os produtos que interferem e modificam a textura e os outros fatores do envelhecimento da pele.
O segredo é combinar 2 ou mais ingredientes de grupos diferentes usados no protocolo de antienvelhecimentos.
Grupos de Ingredientes Antienvelhecimento
Eu divido esses ingredientes em grupos:
Grupo 1: Retinóides: abrange um grande número de compostos, como a Vitamina A e seus derivados naturais e sintéticos. A tretinoína é sem dúvida o retinóide mais potente e de maior nível de evidência no tratamento dos sinais de envelhecimento atuando na epiderme e na derme como indutor de colágeno.
Grupo 2: Antioxidantes (Vitamina C, Vitamina E, Ácido Lipóico, Selênio, Extrato de Green Tea (Chá Verde), Resveratrol, Ácido Ferúlico, Coenzima Q10, entre outros). Neutralizam os radicais livres, aumentam a elasticidade e firmeza da pele e reduz a produção de melanina (pigmento que dá cor a pele).
Grupo 3: Ativos Tensores: Tensine®, Polylift®, Dimetilaminoetanol (DMAE), Raffermine, entre outros. São produtos que agem na redução da flacidez da pele e na melhora da textura da pele, inclusive das rugas.
Grupo 4: Hidroxiácidos : como Ácido Glicólico, Ácido Láctico, Ácido Mandélico, etc. São eficientes no tratamento de rugas, desidratação da pele, espessamento e pigmentação irregular da pele. Com o seu uso, a pele torna-se mais flexível e menos vulnerável a rachaduras superficiais.
Apesar de serem muito conhecidos e utilizados, os mecanismos exatos da ação dos hidroxiácidos continuam desconhecidos e são controversos.
Grupo 5: Ativos Despigmentantes: Hidroquinona, Ácido Dióico, Argowhite, Ácido Tranexâmico, Belides, Licorice. Amenizam as manchas dando uniformidade a pele
Grupo 6: Ativos para Preenchimento Facial: Ácido Hialurônico, Kombuchka®, Adipofil® e outros. Suavizam linhas e rugas de expressão melhorando o relevo cutâneo.
Não existem regras, e deve ser avaliado o que é melhor para cada um, mas, existem protocolos a serem seguidos e uma infinidade de produtos que procuram amenizar as evidências do envelhecimento na pele. E, se forem aplicados, não tem como sua pele não ficar bonita.
Vamos envelhecer com o tempo, mas de uma maneira saudável, lenta e uniforme.