O QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE ÁCIDO HIALURÔNICO
Apesar de tanta tecnologia e novidade no meio estético, dois tratamentos não cirúrgicos, continuam entre os queridinhos de muitos médicos e pacientes também. Trata-se da toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox e os preenchimentos, sendo o mais utilizado: ácido hialurônico. Ambos são recomendados para amenizar as rugas e os sinais, e apesar dos inúmeros benefícios, os tratamentos têm funções diferentes.
Hoje vou detalhar um pouco do tão famoso preenchimento onde são usadas substâncias para preencher as rugas e linhas de expressão.
PREENCHENDO OS SULCOS
Os preenchimentos são procedimentos que evoluíram muito e dão resultados bons, que revelam um rosto jovem, natural e sem sinais, ocasionando uma evolução na prevenção do envelhecimento e rejuvenescimento natural da face.
Com o passar dos anos, ocorre um desgaste das estruturas que sustentam a pele da face. Isso leva, no jovem, primeiro a formação das rugas dinâmicas que ficam aparentes com as nossas expressões, como por exemplo, os “pés de galinha” que se formam ao sorrirmos. Depois, com o avançar da idade, as rugas estáticas aparecem e ficam estampadas em nossa face mesmo que não sorrirmos ou ficarmos bravos.
Além dessas rugas, também temos as chamadas rugas gravitacionais que ocorrem por perda de volume da massa facial, por flacidez da pele da face e por adelgaçamento da pele. Isso faz com que os sulcos no rosto são formados. Um dos mais famosos sulcos são os chamados popularmente de “bigode chinês”, o sulco nasolabial. Outro muito perturbador, também, é o “da marionete”, o sulco nasogeniano (da boca ao queixo). Sem falar do “código de barras”, as rugas periorais, muito famoso também.
Para esses tipos de sulcos, temos os preenchedores. Há vários produtos para o preenchimento de sulcos no mercado. O de maior destaque, e mais usado atualmente, é o ácido hialurônico por ter um perfil de segurança, eficácia, versatilidade, facilidade de armazenamento e de uso, e satisfação com os resultados. Atualmente o ácido hialurônico preenche todos os quesitos de um preenchedor ideal.
A HISTÓRIA DOS PREENCHEDORES
As primeiras tentativas de preenchimentos faciais foram realizadas no final do século XIX. O primeiro material utilizado foi à parafina que provocou na época deformidades infiltrativas, ulcerações e granulomas de corpo estranho.
Um adulto de 70 kg apresenta cerca de 15 g de hyaluronam (enzima responsável pela formação do ácido hialurônico) no seu corpo, sendo que a maior parte reside no tecido cutâneo. Com o envelhecimento, ocorre uma diminuição natural de formação do ácido hialurônico em nosso organismo, o que leva a diminuição da hidratação da pele e consequentemente aumento das rugas e perda de volume facial.
Com isso, a injeção de ácido hialurônico para preenchimento cutâneo é uma ferramenta indispensável para o rejuvenescimento facial.
INDICAÇÃO E CONTRAINDICAÇÕES DO PREENCHIMENTO
Podemos dividir as indicações dos preenchimentos em 2 grandes grupos:
- Para fins de reparo ou restauração: usados em áreas com traumas, cicatrizes, sequelas de acne, depressões na face de diferentes causas, contorno da orelha, entre outros.
- Para fins exclusivamente estéticos: usado nos sulcos nasogeniano, glabela, rugas periorais, “bigode chinês”, aumento dos lábios, elevação do canto da boca e goteira lacrimal (olheiras).
Bom, mas quem não pode fazer preenchimento ?
- Gravidez e amamentação;
- Distúrbios da coagulação sanguínea;
- Processos inflamatórios nas áreas a serem tratadas;
- Antecedentes de doenças do colágeno;
- Hipersensibilidade a os componentes do produto, como os componentes aviários e bacterianos.
“PREENCHENDO” O ENVELHECIMENTO
Durante o processo de envelhecimento ocorre na face uma mudança no posicionamento da gordura facial.
No jovem, existe uma distribuição equilibrada e difusa da gordura superficial e profunda que confere um formato harmônico e sem depressões no rosto, que é perdido com o envelhecimento formando os vários tipos de sulcos que conferem a face uma aparência senil e desarmônica. Além disso, o excesso de pele e a diminuição da elasticidade geram prejuízo no contorno facial.
Esse deslocamento e perda de gordura ocorrem em todo rosto, mas pode ser mais perceptível no terço superior da face: goteira lacrimal (olheiras), região malar (“bochechas”), sulco nasogeniano, lábios e região perioral.
O preenchimento pode ser feito em uma área isolada, geralmente na que mais incomoda a paciente ou pode ser necessário o preenchimento de duas ou até mesmo três áreas para um contorno mais harmônico. Para um tratamento global do envelhecimento facial, deve-se levar em consideração qual é o resultado desejado, antes de iniciar o procedimento.
Existem muitas marcas de ácido hialurônico. Sempre é bom saber qual deles o seu médico está usando. O preenchedor já vem pronto, em uma seringa própria para o preenchimento. É aplicado no consultório médico, onde se faz uma anestesia tópica, geralmente com um anestésicos em cremes. Após o procedimento você já pode voltar as sua atividades normais.
A necessidade de produtos de alta qualidade é indiscutível, assim como ter noção da técnica, senso de estética e noção artística apurada para um resultado harmônico e natural.
DURABILIDADE DO ÁCIDO HIALURÔNICO
A durabilidade do procedimento pode ser por volta de 8 meses a 1 ano. O que pode variar dependendo:
- do material utilizado;
- da técnica e plano de implantação usado;
- do processo de envelhecimento;
- da idade cronológica;
- das doenças existentes;
- dos hábitos pessoais e alimentares;
- da área anatômica preenchida.
COMPLICAÇÕES DO ÁCIDO HIALURÔNICO
Mesmo sendo um procedimento seguro e minimamente invasivo, lógico que também pode apresentar algumas complicações que podem ser transitórias, estéticas ou localizadas.
As complicações transitórias podem ser: edema, hematoma, dor moderada ou hipersensibilidade localizada (vermelhidão e inchaço local). Essas complicações se resolvem em até 14 dias.
As complicações localizadas ocorrem logo após a aplicação do preenchedor e em geral são técnica-dependentes: isquemia ou necrose, formação de nódulos ou cistos, infecções virais, fúngicas ou bacterianas, reativação de herpes labial.
As complicações estéticas podem ser: assimetria, hipercorreção, eritema persistente, manchas no local da aplicação.
Um rosto jovem e bonito se caracteriza principalmente por uma região malar bem contornada, com poucos sulcos e depressões na pele. Nesse quesito, o preenchimento com ácido hialurônico é o melhor procedimento que existe, levando a uma harmonia no rosto, sem deixa-lo artificial.
Acredito que no tratamento do envelhecimento facial a reposição de volume com ácido hialurônico seja essencial, faz parte do planejamento para uma pele mais saudável, com ar descansado e harmônico.