Cerca de 50 a 100 fios de cabelo caem da cabeça de todas as pessoas diariamente. Conforme vamos envelhecendo, nossos fios de cabelo vão se tornando cada vez mais finos e rarefeitos. Isso é o que acontece normalmente. A queda de cabelo pode acontecer somente pelo fato de envelhecermos.
A perda dos cabelos (alopecia) é um problema comum e atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Em primeiro lugar é fundamental que se faça uma distinção entre os tipos de alopecia, pois alguns tipos de alopecia são apenas temporários, como o Eflúvio Telógeno, já outros são permanentes, como a Alopecia Androgenética. Inúmeros fatores podem causar perda dos cabelos e dependendo da causa, há maneiras diferentes de lidar com o problema.
Homens, em geral, são os mais afetados pela alopecia androgenética, que é hereditária, embora muitas mulheres também sofram deste problema. Tanto homens quanto mulheres podem herdar este problema de seus pais. Este problema começa geralmente na puberdade e se agrava conforme os anos passam.
A perda dos cabelos pode ser progressiva, como na alopecia androgenetica, mas também pode acontecer de repente, no caso da alopecia areata que é um tipo de alopecia que forma áreas circulares pequenas desprovidas de cabelos e que pode ocorrer, também, após um stress importante. Pode acometer somente omcouro cabeludo, mas também pode atingir a barba ou outras regiões do corpo.
Por outro lado, o Eflúvio Telógeno e uma queixa mais comum entre as mulheres e podem ocorrer durante a gravidez ou parto, amamentação, devido à irregularidade no uso de pílulas anticoncepcionais e também na menopausa. Quando a perda de cabelos e patológica, pode ter diversas causas, como por exemplo doenças da tireoide, deficiência de ferro, doenças infecciosas e autoimunes, entre outras.
Existe muitas formas de tratar a perda de cabelo e o tratamento vai depender do tipo de alopecia. Usa-se loções tópicas, vitaminas ou outras medicações orais e até tratamentos com laser e carboxiterapia.
Tags: Clinica