Molusco Contagioso é uma doença viral que provoca bolinhas na pele muitas vezes confundidas com verrugas. Frequente em crianças, mas pode atingir adultos também. A transmissão da doença se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas. As lesões são bolinhas pequenas arredondadas, lisas, de cor rósea ou cor da pele normal. Geralmente não há dor ou coceira.
As Verrugas, as vezes confundidas com Molusco Contagioso, também surgem a partir de uma infecção viral. Muito comum em crianças, mas também em adultos, podem surgir em qualquer parte do corpo e podem ser de diversos tipos. Geralmente não há sintomas, mas dependendo da localização podem ser dolorosas.
Ambas as doenças (Moluscos e Verrugas) podem ser tratados através da Curetagem que consiste na remoção das lesões cutâneas através da raspagem com um instrumento chamado cureta, semelhante a uma pequena colher.
Para o tratamento de lesões pequenas, na maioria das vezes não é necessário anestesia ou utiliza-se apenas cremes anestésicos aplicados com antecedência de 15 a 30 minutos.
Em lesões maiores e, geralmente Verrugas, é necessário anestesia para a realização da Curetagem. Nestes casos, pode-se fazer primeiro uma Eletrocoagulação e a Curetagem é utilizada para remoção do tecido eletrocoagulado e de células que possam ter escapado da eletrocoagulação. O procedimento deixa uma ferida superficial que exige cuidados para a correta cicatrização.
Tags: Cirurgia