Acne

Acne

A Acne é uma doença de pele bastante frequente, que acomete a maior parte dos adolescentes, mas é bastante comum também em adultos, principalmente nas mulheres. Pode ter vários graus e ser de diferentes tipos.

As principais modificações que ocorrem na pele e nos cabelos estão relacionadas à atividade hormonal que se inicia na adolescência. São os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, assim como pelo desencadeamento da acne (pele oleosa, cravos, espinhas, nódulos, cicatrizes), através do início do funcionamento das chamadas glândulas sebáceas que são mais ativas na face, peito, costas e couro cabeludo. Essas glândulas estão presentes desde o nascimento, mas são inativas até a puberdade, época em que, em pessoas com predisposição genética, desencadeia mudanças relacionadas a secreção sebácea da pele e do couro cabeludo.

A acne deve ser tratada o mais precocemente possível. O controle dessa doença é recomendável não só por razões estéticas (melhora da aparência geral), como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta.

Para o tratamento da acne deve ser levado em conta o seu grau (l a lV), a idade do paciente e o tipo de acne (da mulher adulta, cosmética, vulgar, hormonal, etc). São usados ácidos, sabonetes, esfoliantes e antibióticos tanto tópico quanto orais. Em alguns casos, mais graves, está recomendado também, o uso de Isotretinoína Oral, o famoso Roacutan, que deverá ser feito com acompanhamento mensal e tem duração entre 6 a 10 meses, dependendo do caso.

 

 

Tags: Clinica

Back to Top