ENVELHECIMENTO DA PELE

envelhecimento da pele
Compartilhe !

CONHEÇA AS 7 CAUSAS DO ENVELHECIMENTO DA PELE

Todos nós vamos envelhecer. Isso é um processo natural do organismo, faz parte da vida e não tem como evitar. Porém você pode retardar este processo. Conhecendo o que causa o envelhecimento da pele, podemos usar de recursos para que ele seja o mais demorado possível. Ótimo, não é mesmo?!

Antes de começarmos é importante conhecer os dois processos envolvidos no envelhecimento da pele: intrínseco e extrínseco.

Envelhecimento Intrínseco: também chamado de envelhecimento cronológico, depende da sua genética individual. É o envelhecimento verdadeiro, natural que aparece com o tempo. É inevitável e está fora do seu controle

Envelhecimento Extrínseco: resulta da ação de agentes externos como: poluição, tabagismo, alimentação inadequada e exposição solar. Esses fatores podem ser controlados por você.  De todos esses fatores, o mais importante é a exposição solar a qual chamamos de fotoenvelhecimento.

Se quiser receber mais informações sobre este assuntoCLIQUE AQUI 

e faça a sua inscrição.

Então vamos lá:

 

#1 – DANO AO DNA DA CÉLULA

 

A exposição à radiação solar é considerada o principal fator externo que contribui para o envelhecimento da pele. O dano solar cutâneo é atribuído quase que exclusivamente à radiação ultravioleta (UV), mas estudos recentes também indicam que a radiação infravermelha ocupa um importante papel no envelhecimento da pele. A radiação infravermelha (térmica) é a luz não visível e é percebida pela pele como sensação de calor.

A exposição a essas radiações solares causam dano ao DNA celular que é um importante elemento no processo do envelhecimento da pele. As modificações da pele surgem à longo prazo e se juntam as alterações ocasionadas pelo envelhecimento intrínseco (verdadeiro, cronológico, inevitável). O dano ao DNA da célula também pode causar danos às células, levando ao câncer de pele.

Como a radiação solar é o principal fator que causa o dano ao DNA da célula, então não podemos de deixar o protetor solar de lado, não é mesmo?

 

#2 – DANO CELULAR

 

As células de uma pele jovem, lisa e uniforme nascem, migram para as camadas mais superficiais da pele, morrem e se renovam em um processo que pode durar em torno de 30 a 40 dias, o chamado ciclo celular. A partir dos 30 anos, o ciclo celular vai diminuindo, com o passar do tempo, de 30 a 50% em relação ao que ocorria na adolescência. Com isso, a pele envelhecida renova-se muito mais lentamente, formando uma superfície rugosa, desidratada, sensível e espessa.

 

Envelhecimento da pele

 

Então, com o passar do tempo ocorre uma perda natural e progressiva da função das células da pele e qualquer fator externo que ajude ou altere a função dessas células contribui, e muito, para o dano celular.

Alguns desses fatores já são nossos velhos conhecidos e contribuem para o envelhecimento e o aparecimento das rugas. O passar dos anos, a nossa genética, o stress do dia a dia, nossos hábitos de vida, a radiação solar e a poluição agindo em conjunto, levam ao enfraquecimento das células da epiderme (barreira cutânea) que perde a sua resistência. Com isso a pele fica seca e desidratada e ocorre enfraquecimento das células da derme (segunda camada da pele) e por consequência, há destruição da rede de colágeno, quebra da elastina e ataque dos radicais livres levando ao aparecimento das rugas.

Para amenizar o dano celular, devemos hidratar a pele sempre que possível e claro, evitar todos os fatores externos já mencionados. Além disso, existem procedimentos para ajudar, como a realização de Botox para prevenção de rugas que é um dos procedimentos mais utilizados no mundo no combate ao envelhecimento da pele e Laser para estimular a produção de novos colágenos da pele.

Se você quiser saber mais sobre Botox clique aqui.

Tenho um E-book muito bom para você:

“TUDO O QUE VOCÊ GOSTARIA DE SABER SOBRE BOTOX”

 

#3 – FORMAÇÃO DE RADICAIS LIVRES

 

Os radicais livres são a causa básica do envelhecimento e sua ação no organismo pode ser mudado por fatores genéticos e ambientais.

O nosso organismo produz radicais livres de uma maneira natural, através do nosso metabolismo, e esses radicais por sua vez, atacam as nossas células do corpo. Porém, nossas células conseguem reparar o dano que esses radicais produzem. Sendo assim, o nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do metabolismo, desde que todos os nossos órgãos (células) estejam saudáveis.

Mas esse processo que ocorre dentro do nosso corpo não é a única fonte de radicais livres.

Há fatores externos que podem contribuir para a formação de um excesso de radicais livres e que podem causar danos irreparáveis.

Alguns desses fatores são:

  • Poluição ambiental e gases de escapamentos de veículos;
  • Raios X e radiação ultravioleta do sol (exposição solar);
  • Cigarro – fumaça de cigarro e de incensos;
  • Colheitas de verduras, legumes e frutas prematuras que as torna pobre em nutrientes;
  • Radiações electromagnéticas fortes (telemóveis, fios de alta tensão, microondas para aquecimento alimentar etc.);
  • Gases e águas de efluentes expelidos por industrias poluentes;
  • Resíduos de pesticidas e herbicidas e sua infiltração em nascentes de água e culturas de alimentos;
  • Substâncias presentes em alimentos e bebidas (agrotóxicos/aditivos químicos, hormônios em carnes de gado, entre outras);
  • Álcool, bebidas alcoólicas ,drogas químicas e drogas sintéticas;
  • Estresse psicológico e físico;
  • Remédios que contenham oxidantes;
  • Consumo excessivo de gorduras saturadas (frituras) nos alimentos.

A formação de radicais livres que o próprio organismo não consegue eliminar (ocasionados pelos fatores citados) está relacionada com o enfraquecimento do sistema imunológico e com o envelhecimento. Manchas pigmentadas na pele, rugas precoces, até distúrbios mais sérios como cataratas, glaucoma, arteriosclerose, artrite, dores lombares, entre outras, são atribuídas à ação dos radicais livres.

Evitar esses fatores é a melhor forma de amenizar a produção dos radicais livres e com isso retardar o envelhecimento. O uso de Vitamina C e Vitamina A, também reduz a formação de radicais livres. Botox e Laser também ajudam no combate ao envelhecimento da pele causado pelos radicais livres.

 

#4 – REDUÇÃO DE COLÁGENO E ELASTINA

 

O colágeno é um importante elemento para a manutenção da firmeza da pele e da juventude. É uma estrutura que dá suporte a pele.

A elastina está interligada com o colágeno, sendo produzida junto com ele pelos fibroblastos da pele. A elastina confere a pele resiliência e elasticidade.

Então, já era de se esperar que eles mantem a pele firme e jovem, conferindo elasticidade e sustentação aos tecidos evitando assim, o envelhecimento da pele.

Conforme ocorre a quebra do colágeno e da elastina, a pele vai ficando cada vez mais flácida, com rugas e sulcos. Essa quebra leva a redução dessas estruturas e são ocasionadas tanto pelo envelhecimento intrínseco, como pelo envelhecimento extrínseco.

O estímulo à produção do colágeno e elastina pela pele é um dos grandes aliados no tratamento e prevenção do envelhecimento cutâneo. O uso de retinóides, vitamina C tópica e uma alimentação equilibrada, além de reduzir a formação de radicais livres, estimula a produção de colágeno e elastina na pele. Outra maneira de conseguirmos este estímulo é através do Laser realizado na face.

 

#5 – REDUÇÃO DE ACIDO HIALURÔNICO

 

Envelhecimento da peleO ácido hialurônico retém água e dá volume à pele. Ele está especialmente relacionado com as fibras de colágeno e elastina. Mantém a hidratação natural e o colágeno na pele, o que deixa a pele mais firme, melhor hidratada e mais jovem. Possui propriedades elásticas que ajudam na resistência da pele a danos do meio externo. Também permite que as fibras de colágeno se movam facilmente. À medida que envelhecemos as células da pele diminuem a produção de ácido hialurônico o que desempenha um papel importante na formação das rugas. O ácido hialutrônico também ajuda a combater a ação dos radicais livres.

Uso de retinóides tópicos aumenta à produção de ácido hialurônico. A aplicação de ácido hialurônico tópico é outra maneira eficaz para a prevenção e tratamento do envelhecimento da pele. Sua ação está baseada na retenção de água.  Pode ser usado em cremes e também injetável (o famoso preenchimento) em sulcos da face.

 

#6 – AUMENTO DE INFLAMAÇÃO

 

Quando a camada mais superficial da pele (barreira cutânea) está danificada ou frágil, o que ocorre durante nosso envelhecimento natural e também provocado pelo envelhecimento extrínseco, pode ocorrer penetração de substâncias químicas, alergênicos ou outros irritantes para as camadas mais profundas que atingem a circulação sanguínea e desencadeiam uma resposta inflamatória na pele. Essa resposta inflamatória se traduz por pinicação, vermelhidão, pele mais sensível e alergia a ingredientes cosméticos. Por isso que muitos pacientes que nunca tiveram alergia ou irritação a nenhum produto cosmético ou outros, pode começar a ter.

Mais de 10% dos pacientes têm teste alérgico positivo para pelo menos um ingrediente de produto cosmético. As pessoas que usam, sem orientações, uma variedade de produtos cosméticos para cuidados com a pele são um alvo mais fácil para desenvolver alergias.

Os componentes da barreira da pele são ceramidas, colesterol, lipídios e ácidos graxos. Eles mantêm a pele impermeável. Reparar a barreira cutânea com produtos para cuidados com a pele adequados ajudará no tratamento de várias situações e na prevenção do envelhecimento da pele.

 

#7 – HIPERPIGMENTAÇÃO

 

A cor saudável da pele resulta de um equilíbrio na produção, transferência e degradação da melanina (pigmento que dá cor a pele) produzida na pele.

A exposição aos raios UV, mudanças hormonais e inflamações modificam a respostas dos melanócitos (células produtoras de melanina), que produzem mais melanina deixando a pele hiperpigmentada, com manchas distribuídas irregularmente pela face.

Regular o sistema de pigmentação da pele é um dos tratamentos para combater o envelhecimento cutâneo e deixar a pele mais saudável. Podemos fazer isso de 3 maneiras:

  1. Inibir a enzima tirosinase: com isso vamos impedir a formação da melanina pelos melanócitos. Muitos agentes tópicos presentes em cosméticos possuem essa função, como: hidroquinona, ácido kójico, arbutin, extrato de licorice, etc.
  2. Evitar a transferência da melanina para às células da pele. Niacina e soja evitam essa transferência, por isso estão presentes nos produtos para clarear a pele.
  3. Fazer Laser e Peeling na pele.

Se quiser receber mais informações sobre este assuntoCLIQUE AQUI 

e faça a sua inscrição.

Bom…Então não tem segredo. Evitar exposição solar, usar filtro solar diariamente, não fumar, não se expor à poluição, ter uma dieta equilibrada, tomar suplementos antioxidantes, usar o tipo certo de creme para sua pele e realizar procedimentos (Laser, Botox, Preenchimento, etc) próprios para a pele é a fórmula para retardar o envelhecimento da pele, prevenindo e reduzindo as rugas.

 

Posted on 26 de dezembro de 2015 in Pele, cabelos e unhas

Share the Story

About the Author

Response (1)

  1. pendentes em aluminio
    15 de janeiro de 2018 at 13:09 ·

    Bom artigo.

Leave a reply

Back to Top