A HISTÓRIA DO BOTOX

toxina botulinica
Compartilhe !

Tudo o que Você Gostaria de Saber Sobre Botox

O QUE É O BOTOX ?

 

Na verdade, Botox é o nome comercial da Toxina Botulínica. Mas, como a primeira toxina aprovada para uso estético, em 2002, foi da marca Botox®, o nome ficou famoso e mundialmente conhecido. Por isso, vocês me verão escrever muito Botox neste post.

A Toxina Botulínica é uma substância derivada de uma bactéria (Clostridium botulinum) que é responsável pelo botulismo. Essa toxina causa um bloqueio da liberação da acetilcolina na junção neuromuscular e com isso impede a contração muscular levando a paralisia do músculo.

Nossa !! Mas isso que é o Botox? Não é perigoso ?

Podem ficar tranquilos. Para ser perigoso, teríamos que aplicar 2500 a 3000 unidades da toxina de uma vez no paciente, e na verdade o que aplicamos são apenas algumas unidades (mais ou menos 50 unidades por pessoa). Totalmente seguro.

O nosso Botox é obtido laboratorialmente, sendo uma substância cristalina estável, liofilizada em albumina humana e apresentada em um frasco a vácuo. Está aqui uma das maiores contra indicações ao uso da Toxina Botulínica: ser alérgico ao ovo (albumina).

 Você sabe para o que a Toxina Botulínica foi usada pela primeira vez?

Seu primeiro uso foi feito por um oftalmologista para tratamento de uma doença ocular em 1973. Era uma alternativa não cirúrgica para pacientes com estrabismo. E somente após 1988 começaram as pesquisas para seu uso nas rugas faciais. Desde então, mostrou ser um tratamento seguro, eficiente e minimamente invasivo. Além disso, pode ser repetido e seus resultados são previsíveis.

Hoje, após um longo caminho percorrido, diversos usos da Toxina Botulínica estão consagrados e este medicamento tornou-se sinônimo de glamour, beleza e bem-estar.

Por tudo isso, não é exagero afirmar que a Toxina Botulínica foi o maior avanço, nos últimos 25 anos no rejuvenescimento facial, em especial no tratamento das rugas dinâmicas, aquelas provocadas pela musculatura da mímica (as expressões).

 

 QUAIS OS TIPOS DE BOTOX ?

 

Acho importante o paciente saber qual tipo de Toxina Botulínica será aplicada. Assim sabemos com qual marca nos adaptamos mais, qual tem maior duração na nossa pele, etc. Sempre que for aplicar uma toxina, o médico deve mostrar ao paciente o frasco ou falar qual toxina está aplicando.

Existem 2 tipos de Toxina Botulínica comercializadas para uso estético:

  1.  Tipo A: Temos 5 marcas dessa toxina no Brasil
  2.  Tipo B: Não tem no Brasil, somente nos EUA. Seu uso é clinicamente mais efetivo para fins neurológicos e menos efetivo para fins estéticos.

Bom, mas qual toxina usar?

No Brasil temos as marcas:

 

  • BOTOX®
  • DYSPORT®
  • PROSIGNE®
  • XEOMIN®
  • BOTULIFT®

tipos de toxina

QUEM PODE FAZER O “BOTOX” ?

 

Bom…Todas as pessoas que possuem mais de 30 anos, já tem indicação de aplicação da Toxina Botulínica.

Mas, tão novo assim?

Na verdade, não existe uma idade mínima para o início do uso do Botox. Depende muito do tipo de paciente. Hoje em dia, a toxina é muito utilizada para prevenir as rugas ou amenizar as rugas finas. Lógico que temos que ter bom senso. É um dos melhores procedimentos para rejuvenescimento facial.

Então, vamos estabelecer a indicação do Botox para:

  • Rugas de expressão inexistentes ao repouso, aquelas que só aparecem com as nossas expressões (ficar brava, preocupada, sorrir, etc),
  • Rugas de expressão iniciais ao repouso (os famosos pés de galinhas, rugas na testa, pequenas rugas entre os olhos, etc).

Os principais locais de aplicação do Botox são: região da glabela (entre os olhos), periorbital (pés de galinhas) e a testa.

botox

 Bom, mas quem não pode fazer Botox?

 

 Vamos agora as contra indicações da aplicação do Botox:

  • Sensibilidade a Toxina Botulínica,
  • Alergia a albumina ou outros componentes da fórmula,
  • Estar usando antibióticos no dia da aplicação, especialmente os aminoglicosídeos, pois podem potencializar o efeito da toxina,
  • Pessoas em uso contínuo de algumas medicações como: bloqueadores de canais de cálcio (usados para tratamento de pressão alta), sulfato de magnésio (usado como laxante, etc), etc,
  • Gravidez e amamentação,
  • Doenças neuromusculares,
  • Envelhecimento acentuado com flacidez excessiva.

A Toxina Botulínica colocada em excesso e de forma inadequada pode levar à mudança da expressão do rosto e deixar uma aparência artificial,congelada.

Por outro lado, o Botox se bem usado, pode trazer resultados incríveis. Uma aplicação bem dosada, feita por um profissional habilitado, deixa um efeito bonito, jovem e natural. A aparência fica harmônica, sem exageros.

O objetivo é relaxar, e não paralisar os músculos do rosto.

 

COMO É FEITO O “BOTOX” ?

botox

Você devem estar se perguntando se aplicar Botox dói. Ele não é realmente livre de dores ou incômodos, já que é aplicado com agulha. Mas isso varia de paciente a paciente. Algumas queixam mais, outras nem sentem. O procedimento é rápido, feito no consultório e você pode voltar a trabalhar logo após.

No dia da aplicação, a paciente chega ao consultório é feita a limpeza da face em primeiro lugar.

Depois será feito a marcação, com lápis, dos pontos em que será aplicada a toxina, geralmente 16 a 25 pontos (o que depende da área tratada, quantidade de rugas, tipo da paciente, etc).

O sucesso do tratamento depende do reconhecimento das características individuais do paciente, inclusive da força muscular de cada região. O uso eficaz e preciso da Toxina Botulínica, exige um profundo conhecimento da anatomia da face.

A influência da sobrancelha é decisiva na determinação da aparência, do humor e das expressões da face. Por isso, quando indicado, pode-se fazer um ponto na sobrancelha para arqueá-la um pouco. O Botox é aplicado diretamente no músculo responsável pela formação da ruga, causando seu relaxamento temporário.

 Mas existe algum risco ou complicação?

Sim, existe.

A Toxina Botulínica é uma medicação eficiente, com um excelente perfil de segurança. As complicações mais frequentes do seu uso, além das reações alérgicas e dos fracassos terapêuticos, são:

  • paralisia temporária de outros grupos musculares próximos ao local da aplicação,
  • aplicação da toxina em maior quantidade em um lado da face que no outro, levando a assimetrias faciais que simulam paralisias faciais,
  • aplicação da toxina em região do músculo com grande número de junções neuromusculares, resultando em paralisia exagerada,
  • aplicação da toxina em local diferente (em geral mais profundo) que o da musculatura da mímica. Isso pode levar a diplopia (visão dupla), queda da pálpebra superior (você fica com o olho fechado e não consegue abri-lo), exacerbação de bolsas infraorbitárias e da flacidez cutânea.

Porém quando é feito por profissionais experientes e habilitados e nos locais certos, esses riscos são difíceis de ocorrer. O que dá tranquilidade é que assim que o efeito da toxina começa a diminuir, isso também desaparece, voltando tudo ao normal.

 

QUANTO TEMPO DURA O “BOTOX” ?

 

Os efeitos iniciais do Botox se tornam visíveis entre 48 – 72 horas após a aplicação e os efeitos máximos são atingidos em aproximadamente 1 a 2 semanas.

A atividade do terminal nervoso bloqueado vai sendo restabelecida e a atividade muscular é retomada em um período de aproximadamente 4 meses Com isso, o efeito do tratamento é de aproximadamente 3 – 6 meses dependendo do metabolismo de cada paciente, da genética, da pele, etc.

Não temos como prever isto. O que ocorre é que à medida que você faz o Botox, com o tempo o seu músculo se mantem relaxado e o efeito parece durar mais.

E agora, a pergunta que não quer calar…

Quantas vezes posso fazer Botox ?

 A resistência a Toxina Botulínica é rara, mas como ocorre em qualquer estimulação imunológica, a produção de anticorpos contra a toxina depende do sistema imunológico do paciente, bem como da quantidade do estímulo. Os fatores mais importantes envolvidos na produção de anticorpos pelo paciente e consequente resistência a toxina são a dose por sessão e o intervalo entre as doses.

Por isso, usar a dose mínima eficaz em cada sessão, evitar aplicações complementares repetidas e espaçar o tratamento ao máximo possível (mínimo de 4 meses entre as aplicações) , são a chave da prevenção e manutenção do benefício ao uso da toxina por um longo período de tempo.

Para uma maior segurança, você pode reaplicar o Botox a cada 6 meses sem nenhum risco.

 

POR QUE DEVO FAZER “BOTOX” ?

 

Aqui listo 7 RAZÕES DO PORQUE VOCÊ PODE FAZER BOTOX (o queridinho das mulheres e de muitos homens também):

 

  1. O melhor para tratamento de rugas dinâmicas,
  2. É um procedimento seguro e eficiente,
  3. Seus resultados são previsíveis e não são permanentes,
  4. Sua aplicação pode ser repetida várias vezes ao longo dos anos,
  5. É um procedimento minimamente invasivo e com riscos mínimos,
  6. Faz o tempo passar mais devagar,
  7. É um dos melhores procedimentos para o rejuvenescimento facial e o mais realizado no mundo todo.

 

O uso cosmético da Toxina Botulínica revolucionou a medicina estética e hoje, além do tratamento de rugas e marcas de expressão facial, mostra-se efetiva também, para o tratamento da hiperidrose, tratamento de rugas de colo e pescoço, elevação da ponta do nariz, sorriso gengival e outras novas indicações.

Por isso, pode-se afirmar que é uma das terapias mais eficazes e bem estabelecidas para o rejuvenescimento.

Todos nós vamos envelhecer. As rugas certamente aparecerão. Mas podemos. fazer isso de uma forma mais lenta.

E o Botox está aí para nos ajudar.

 

 

Posted on 28 de julho de 2016 in Cosmiatria

Share the Story

About the Author

Leave a reply

Back to Top