17 CAUSAS DE QUEDA DOS CABELOS

17 causas de queda dos cabelos
Compartilhe !

QUEDA DOS CABELOS

A queda dos cabelos é uma das queixas mais frequentes nos consultórios de clínica geral e dermatologia. Um cabelo bonito, forte e volumoso é o sonho de muitas pessoas, e quando o cabelo cai um pouco a mais que o normal nos preocupa e muito. Existem muitas causas de queda dos cabelos ou enfraquecimento dos fios.

Vamos conhecê-las?

 

1 – CIGARRO

 

As substâncias tóxicas proveniente dos cigarros levam a fragilidade dos vasos que nutrem os cabelos enfraquecendo-os e levando a queda aumentada dos fios.

 

2 – ANEMIA

 

Um dos tipos de anemias mais comum no mundo todo é a deficiência de ferro. O baixo nível de ferro no sangue pode levar a queda de cabelo. Mulheres com período menstrual de volume ou duração prolongada também podem desenvolver esta deficiência.

 

3 – PÓS PARTO

 

A maioria das mulheres apresenta um aumento considerável de perda dos cabelos após o parto ou logo após a parada da amamentação em alguns casos. Isso ocorre porque após o parto muito fios de cabelos entram em uma fase de repouso do ciclo. Com isso, após 2 a 3 meses do parto, geralmente, ocorre à queda dos cabelos que pode durar de 1 a 6 meses e na maioria dos casos para de cair sem tratamento.

 

4 – INFECÇÃO GRAVE E RESFRIADOS FORTES

 

Em um período que varia de 4 semanas a 3 meses após o aparecimento de uma infecção ou gripe muito forte pode haver queda de cabelos Este quadro se corrige espontaneamente na maioria das vezes.

 

5 – DOENÇAS DA TIREÓIDE

 

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem ser causas de queda capilar. Os problemas da tireóide estão em uma das principais causas que fazem os pacientes chegarem até o consultório com queixa de queda de cabelo sem saber da alteração na glândula. O tratamento correto dessas doenças pode corrigir a perda capilar.

 

6 – MICOSE

 

A presença de fungo no couro cabeludo forma, inicialmente, pequenas áreas de descamação que podem aumentar e resultar em áreas com fios quebradiços e vermelhidão. Esses fungos levam a um aumento da oleosidade no couro cabeludo favorecendo a queda de cabelo.

 

7 – ESTRESSE CRÔNICO

 

As pessoas que vivem em situações de constante estresse ou ansiedade podem criar uma bagunça hormonal o que prejudica a integridade dos fios e levam a queda dos cabelos.

 

8 – DOENÇAS AUTOIMUNES

 

As doenças autoimunes criam um processo inflamatório contínuo no corpo, o que também atinge o couro cabeludo comprometendo o crescimento do cabelo e levando a calvice. Exemplos dessas doenças podem ser: Lupus e psoríase. Outra doença autoimune que atinge somente o couro cabeludo, a Alopécia Areata, também é responsável pela queda de cabelo em placas o que pode ocorrer também na barba de alguns homens.

 

causas queda de cabelos

 

9 – MEDICAMENTOS

Muitos tipos de medicamentos de uso contínuo podem levar a queda de cabelo em um pequeno grupo de pessoas e que pode ser temporário. Entre estes medicamentos podemos citar: medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos e hipertensão arterial. O excesso de vitamina A também pode levar à queda de cabelo.

 

10 – DOENÇAS CRÔNICAS

 

Pacientes com doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, triglicérides elevados, doenças renais, etc, possuem cabelos mais fracos devido ao uso de medicamentos e também, a má nutrição do couro cabeludo pelos vasos sanguíneos. Com isso, há queda dos cabelos mais facilmente que pessoas sem essas comorbidades.

 

11 – GRANDES CIRURGIAS

 

Qualquer pessoa que se submeta a uma cirurgia de grande porte pode notar a queda dos cabelos de 1 a 3 meses após o procedimento cirúrgico, já que o organismo é submetido à grande estresse. Esta condição se reverte espontaneamente em poucos meses, o que não ocorre nos casos de doenças crônicas.

 

12 – DIETA INADEQUADA EM PROTEÍNA

 

Dietas com baixa ingestão de proteínas ou hábitos alimentares irregulares podem desenvolver desnutrição protéica. O corpo economiza suas proteínas e o cabelo sofre com isso ficando fraco. Passados 2 a 3 meses pode haver uma queda maciça dos cabelos.

 

13 – PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS

 

Existem certos tipos de anticoncepcionais que fazem os cabelos caírem mais, principalmente em mulheres que já apresentavam uma tendência prévia a ter menor quantidade de cabelos. Se esta queda realmente ocorrer é necessário a substituição do anticoncepcional por outro de menor dosagem hormonal. Quando a mulher interrompe o uso do medicamento poderá ocorrer uma queda do cabelo que tem início 2 a 3 meses após a interrupção do anticoncepcional podendo permanecer até 6 meses.

 

14 – QUÍMICA NOS CABELOS

 

Tratamentos químicos nos cabelos (tinturas, água oxigenada, descolorantes, alisantes, etc) raramente danificam os cabelos se forem usados corretamente. No entanto, se usados com muita frequência ou deixados por tempo prolongado, os cabelos podem se tornar fracos e quebradiços propiciando sua queda. O uso de mais um tipo de produtos simultaneamente ou descolorantes em cabelos já previamente descoloridos também podem danificar os cabelos.

 

15 – CUIDADOS INAPROPRIADOS COM OS CABELOS

 

Lavar, pentear e escovar muito frequentemente os cabelos pode danificar os fios, tornando-os quebradiços. Quando o cabelo está muito molhado fica mais frágil, devendo-se evitar pentes, escovas e fricção intensa com toalhas. Pentes e escovas macias são os mais recomendados para uso diário nos cabelos. Penteados que tracionem intensamente os cabelos (rabo de cavalo) devem ser alternados com cabelos soltos, pois a constância de seu uso pode levar à queda.

 

16 – OVÁRIO POLICÍSTICO

 

A testosterona, um hormônio presente em grande quantidade nos homens, é produzida em larga escala nas mulheres que sofrem com a formação de cistos no ovário. O excesso deste hormônio nas mulheres leva a queda de cabelo, acne, crescimento de pelos pelo corpo e ciclo menstrual irregular. Praticamente 20 % da população feminina em idade reprodutiva possuem este distúrbio.

 

17 – GENÉTICA

A alopecia androgenética ou calvicie hereditária é a causa mais comum de perda dos cabelos. Essa calvície pode ser herdada tanto do lado materno quanto paterno. Isso acontece mais em homens, mais algumas mulheres também podem ser afetadas. Afeta aproximadamente 50% dos homens e tem início a partir dos 20 anos. Nas mulheres a queda de cabelos é observada a partir dos 30 anos até os 40 anos. As mulheres com essa predisposição não ficam carecas, propriamente dito, e sim vão desenvolvendo cabelos cada vez mais ralos e fracos.

 

O crescimento dos cabelos é feito em ciclos. É normal que caiam entre 50 a 100 fios de cabelos por dia. Sempre que um fio cai ele é substituído por outro no mesmo folículo, dando início a um novo ciclo de crescimento. À medida que vamos envelhecendo, o crescimento dos cabelos tende a ser mais lento.

Quem perde mais de 100 fios por dia deve procurar um profissional. Repare se há muito cabelo no travesseiro, no teclado do computador, no chão, na escova, etc…

Cuide dos seus cabelos !!

Posted on 1 de julho de 2016 in Pele, cabelos e unhas

Share the Story

About the Author

Leave a reply

Back to Top