Doenças da Unha

Unha Fraca

O crescimento normal da unha é de, em média 1,8 a 4,5 mm/mês para os dedos das mãos e metade desta velocidade para as unhas dos pés. A função primordial das unhas é a proteção. Alterações nas unhas são muito comuns e são queixas frequentes nos consultórios podendo representar tanto doenças sistêmicas quanto dermatológicas. Inúmeros fatores podem levar ao surgimento de anomalias nas unhas. Dentre elas, encontramos alterações na cor, forma, textura ou espessura das unhas das mãos ou dos pés.

Uma anomalia presente na unha pode não significar nenhum problema de saúde muito grave, mas também pode ser sinal de que há algo de errado. Podem estar associadas a várias doenças de pele (psoríase, eczema, líquen) e/ou doenças sistêmicas ou ocorrer após trauma externo ou ser efeito adverso de uma medicação ou mesmo Sindrome das Unhas Fracas.

A causa mais comum de doença ungueal é a infecção, que é causada principalmente por fungos (onicomicose) e, com menor frequência, por bactérias. Agora, a causa mais frequente de anormalidades nas unhas no Brasil é o excesso de esmalte. O uso de esmalte por períodos maiores de sete dias faz com que a maioria das unhas fique ressecada e esbranquiçada. Nestes casos, é recomendável que a unha fique sem esmalte por no mínimo três dias.

Geralmente não há necessidade de retirada da unha doente. O tratamento poderá ser feito de várias formas (esmaltes fortalecedores, vitaminas, antifungicos, etc) dependendo do tipo de anomalia e alteração na unha e se há suspeita de infecção por fungo ou não.

 

Tags: Clinica

Back to Top